iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Tênis

06/06 - 12:35

Nadal é pentacampeão em Roland Garros e volta a ser 1º do ranking

Espanhol não deu chances para o sueco Robin Soderling, venceu por 3 a 0 e destronou Federer na lista da ATP

iG São Paulo

O espanhol Rafael Nadal não deu chances ao sueco Robin Soderling e se consagrou pentacampeão do Grand Slam francês de Roland Garros, o segundo da temporada. O tenista venceu a final por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/2 e 6/4, e ainda retomou a ponta do ranking da ATP.

Nadal já havia vencido no saibro da França entre 2005 e 2008 e foi derrotado nas oitavas-de-final na edição de 2009 justamente por Robin Soderling, que também ficou em segundo no ano passado após ter sido superado na final pelo suíço Roger Federer.

Federer será ultrapassado por Nadal no ranking da ATP e voltará a ser número 2 do mundo depois de um ano nesta segunda-feira, quando a lista será atualizada.

O espanhol não perdeu um set sequer em toda a sua campanha em Roland Garros deste ano e deixou pelo caminho, entre outros adversários, o brasileiro Thomaz Bellucci, número 1 do País, nas oitavas-de-final. 

Reuters
Nadal e a famosa mordida em seu mais novo troféu

O jogo
O primeiro set foi equilibrado, mas Nadal aproveitou uma das sete chances que teve para quebrar o serviço do adversário para vencer a parcial em 6/4. Os 21 erros não-forçados de Soderling também pesaram para o resultado.

Em vantagem, o espanhol seguiu mais consistente no segundo set, conseguiu duas quebras de serviço e viu seu oponente cometer muitos erros para vencer por 6/2.

O terceiro set praticamente foi definido no seu início, já que Nadal obteve uma quebra de serviço no primeiro game. Depois disso, ele conseguiu evitar que o seu saque fosse quebrado e fechou a partida no décimo game em 6/4.

Com a vitória, o novo líder do ranking confirmou o seu domínio de Roland Garros e do saibro. Neste ano, ele venceu todos os Masters 1000 disputados nesse tipo de quadra: Montecarlo, Roma e Madri.

Campeão pela quinta vez, o espanhol já sabe qual será o seu desafio em Roland Garros no próximo ano. O número 1 do mundo tentará igualar o recorde do sueco Bjorn Borg, que conquistou seis títulos no Grand Slam francês.

*com agências


Leia mais sobre: Rafael Nadal Robin Soderling Roland Garros tênis

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AFP

rafael nadal roland garros

Rafael Nadal
Tenista confirmou supremacia no saibro, que o fez vencedor também nos Masters 1000 de 2010

Topo
Contador de notícias