iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Tênis

06/06 - 15:36

Emocionado, Nadal celebra 5.º título e elogia Soderling
"Eu enfrentei nesta final um oponente extremamente difícil. Jogamos em um grande nível", elogiou Nadal, que em 2009 foi eliminado do torneio pelo tenista sueco

Agência Estado

A vitória sobre Robin Soderling neste domingo teve muitos significados para o espanhol Rafael Nadal. Ele chegou ao quinto título em Roland Garros, voltou ao topo do ranking mundial, se consolidou como o "Rei do Saibro" e ainda superou a decepção de 2009, quando caiu na oitavas de final, justamente diante do sueco.

"Este é o dia mais emocionante da minha carreira", declarou o novo número 1 do mundo, sem esconder as lágrimas, em clima de redenção. Embalado por quatro títulos no Grand Slam francês, Nadal sofreu com a decepção do ano passado, quando perdeu seu único jogo em Roland Garros.

Em seguida teve problemas no joelho, que o tiraram de Wimbledon. Para piorar, o tenista ficou abatido com a separação de seus pais. Os problemas dentro e fora de quadra se refletiram em seus resultados. O espanhol passou quase 11 meses sem faturar títulos e acabou caindo para o quarto lugar no ranking da ATP.

A reviravolta foi consolidada neste domingo, com uma tranquila vitória por 3 sets a 0 sobre Soderling, seu antigo desafeto. Os dois atletas haviam se desentendido em 2007, em Wimbledon, quando o sueco ironizou a demora do espanhol no serviço. Depois, Soderling provocou o adversário na entrevista coletiva.

Nadal, porém, negou qualquer clima de vingança neste domingo. E, depois da partida, não poupou elogios ao desempenho do rival. "Eu joguei a minha melhor partida contra você. Caso contrário, seria impossível superá-lo", disse, se dirigindo ao sueco, na cerimônia de premiação.

"Eu enfrentei nesta final um oponente extremamente difícil. Jogamos em um grande nível. E agora eu estou muito feliz", comemorou Nadal. Soderling retribuiu aos elogios. "É realmente impressionante. Se continuar assim, você com certeza ganhará muitos títulos", afirmou. "Adoro este torneio. Voltarei no ano que vem, e espero que tenha sorte pela terceira vez", completou o sueco.

Com a vitória neste domingo, e a sequência de títulos no saibro (Masters 1000 de Montecarlo, Roma e Madri), o espanhol se tornou o primeiro a garantir vaga no ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada, no final de novembro, em Londres.

"Quando você se classifica para o ATP Finals você tem que estar muito feliz porque isso prova que você teve uma grande temporada. No ano passado, o público e a quadra estavam incríveis. Jogar em Londres é sempre especial. Eu tenho memórias incríveis de Londres", disse, se referindo ao título de Wimbledon, em 2008.


Leia mais sobre: Robin Soderling Rafael Nadal Roland Garros

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias