iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Tênis

22/10 - 16:49

Simpósio Internacional visa a desenvolvimento do tênis no Brasil

400 treinadores da modalidade de 20 estados diferentes estiveram juntos no evento, na capital paulista

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - Em busca de incentivar a prática do tênis no Brasil, cerca de 400 treinadores da modalidade de 20 estados diferentes estiveram juntos no Quarto Simpósio Internacional de Tênis, em São Paulo, para receber informações e debater sobre como realizar um rápido crescimento deste esporte no País.

"O simpósio ofereceu aos profissionais da área uma gama enorme de informações, o que, certamente, contribuirá para o seu trabalho diário", disse o idealizador do evento, o ex-tenista Fábio Silberberg.

O principal ponto discutido no Simpósio foram as alternativas para o tênis nacional, que desde a Era Guga não tem mais grandes resultados. Para isso, os técnicos brasileiros contaram com a palestra de Pat Etchegerry, que desenvolveu exercícios para Pete Sampras e Jelena Jankovic, atual líder do ranking mundial.

Por sua vez, Carlos Goffi, radicado nos Estados Unidos há mais de 40 anos, e o ex-treinador de John McEnroe defenderam a idéia de que o importante para o Brasil evoluir na modalidade é mudar o foco do técnico, que deve diminuir o tempo de treinamento básico de golpes e investir na parte tática e mental. "Se colocarmos o jogador em situações de pressão no treino, ele irá se acostumar a isso e vai lidar melhor com o dia-a-dia", explicou McEnroe.

O evento contou, ainda, com a participação do ex-tenista Fernando Meligeni, que demonstrou em quadra várias fórmulas de treinamento que usou ao longo de sua carreira profissional.

"O segredo do Simpósio é abordar temas de grande relevância, tratados por profissionais altamente qualificados e oferecer a melhor estrutura possível", falou Silberberg.


Leia mais sobre: tênis



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo