iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Tênis

21/09 - 10:50

Bellucci não resiste, e Brasil volta à segunda divisão da Davis

Brasileiro ainda conseguiu ganhar um set, mas não fez o suficiente para salvar as esperanças de seu país

Gazeta Esportiva


ZADAR (Croácia) - O Brasil terá que esperar mais um ano para sonhar em retornar à elite do tênis masculino. Neste domingo, Ivo Karlovic superou Thomaz Bellucci na quarta partida da repescagem pelo Grupo Mundial da Copa Davis e manteve a Croácia na divisão principal da competição entre nações, fechando o confronto em Zadar por 3 vitórias a 1 para os anfitriões balcânicos.

Atualmente na posição 78 do ranking de entradas da ATP, Bellucci bem que tentou equiparar o jogo com Karlovic, 14º melhor tenista do mundo, mas novamente os tie-breaks fizeram. A Croácia, assim, viu o gigante de 2,08m sacramentar o triunfo sobre o brasileiro por 3 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-5), 6/4, 6/7 (6-8) e 7/6 (7-4) em 3h37 de atuação.

O grande trunfo de Karlovic foi mais uma vez o saque. Contra Thiago Alves, na sexta-feira, o grandalhão havia disparado 29 aces. Contra Bellucci o total aumentou ainda mais: foram 41 serviços perfeitos, totalizando 70 aces em duas partidas.

Ainda que o time verde-amarelo capitaneado por Francisco Costa tenha jogado de igual para igual com a forte equipe croata, uma deficiência ficou explicitada: o péssimo desempenho em tie-breaks. Com os dois vencidos por Karlovic neste domingo, foram nove desempates jogados em quatro partidas, e oito deles faturados pelos croatas.

Antes desta partida, Bellucci já havia perdido dois tie-breaks diante de Mario Ancic, 31º do ranking, na abertura do confronto – o croata venceu por 3 a 0 com 6/2, 7/6 (7-4) e 7/6 (7-3). No outro embate de simples na sexta-feira, Thiago Alves, 127º do mundo, também caiu duas vezes diante de Karlovic – 3 a 0 para o croata, com 7/6 (7-5), 7/6 (7-3) e 7/5.

Até mesmo os duplistas Marcelo Melo e André Sá, oitava melhor parceria da temporada 2008 e responsável por dar o único ponto nacional em Zadar, perderam os tie-breaks que disputaram – na vitória por 3 sets a 2 sobre Lovro Zovko e Roko Karanusic, no sábado, com parciais de 6/7 (3-7), 6/2, 7/5, 6/7 (5-7) e 6/3.

Desta forma, o Brasil mais uma vez jogará o Zonal Americano 1 (equivalente à segunda divisão da Davis) para tentar retornar à repescagem do Grupo Mundial. A definição do adversário em 2009 sairá nesta terça-feira, com a divulgação do calendário da próxima temporada do torneio.


Leia mais sobre: Thomaz Bellucci Ivo Karlovic Copa Davis



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Reuters

Não deu...
Bellucci fez um jogo equilibrado contra Karlovic, mas perdeu nos momentos decisivos

Topo
[x] fechar