iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Tênis

19/09 - 16:03

Karlovic arrasa em aces e impõe 2 a 0 sobre Brasil
Atual número 14 do mundo superou brasileiro por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-5), 7/6 (7-2) e 7/5

Gazeta Esportiva

ZADAR (Croácia) - O principal tenista da Croácia fez valer a sua especialidade para superar Thiago Alves nesta sexta-feira e ampliar a vantagem sobre o Brasil na repescagem pelo Grupo Mundial da Copa Davis. Praticamente uma máquina de aces, o atual número 14 do mundo superou o representante nacional por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-5), 7/6 (7-2) e 7/5, e deu a segunda vitória para seu país no confronto.

Ao longo dos 39 games e das 2h20 de partida, Karlovic conseguiu nada menos do que 29 pontos de saque e não cedeu um game de serviço sequer. Thiago Alves, embora número 127 do mundo, conseguiu equilibrar a partida com dez aces.

Antes de Karlovic, Mario Ancic havia superado o tenista número 1 um Brasil, Thomaz Bellucci, também graças a um bom aproveitamento nos tie-breaks: 3 a 0, com parciais de 6/2, 7/6 e 7/6. Agora, os croatas necessitam de apenas mais um triunfo para confirmarem a permanência na elite mundial e jogarem o Brasil novamente para o Zonal Americano – equivalente à segunda divisão do torneio.

O triunfo croata pode sair na manhã deste sábado, às 10 horas (de Brasília), no jogo de duplas no carpete de Zadar. O time verde-amarelo, no entanto, tem nas parcerias seu trunfo com os mineiros Marcelo Melo e André Sá, oitava melhor dupla da temporada 2008 no circuito profissional. Os representantes da casa terão em quadra Lovro Zovko e Roko Karanusic.

Caso Melo e Sá obtenham o ponto de duplas, a definição do vencedor do confronto entre Croácia e Brasil só sairá no domingo, com mais duas partidas de simples. Os dois melhores tenistas de cada país abrem o dia com Karlovic e Bellucci. Se necessário, Thiago Alves encara Ancic no quinto jogo.

Show de aces: Como de costume, o gigante dos Bálcãs de 2,08m simplesmente comandou os saques, mas Thiago Alves, ainda que apareça apenas na posição 127 do ranking de entradas da ATP, não se intimidou.

O brasileiro também forçou o serviço e não permitiu nenhuma quebra ao croata ao primeiro set. Thiago Alves ainda conseguiu ter duas chances de derrubar o potente saque do 14º melhor tenista do mundo, mas acabou perdendo os break points. A definição da primeira parcial, assim, foi para o tie-break.

Atuando em uma quadra bastante rápida de carpete, o que favorece seu estilo de jogo, Karlovic conseguiu levar a melhor. Forçando ainda mais o saque, o anfitrião passou por Alves com um apertado 7-5 no game extra.

O segundo set foi semelhante, com os dois tenistas mantendo seus games de serviço e mais um tie-break foi realizado. Desta vez, Karlovic foi ainda mais ousado no desempate e abriu 2 a 0 de vantagem na partida com um fácil 7-2.

Thiago Alves arriscou um pouco mais no terceiro set e teve inclusive uma chance de quebrar o saque do gigante croata no sétimo game. O único break point do brasileiro, contudo, foi evitado com mais um ace arrasador de Karlovic, que manteve a igualdade até o décimo game, com 5/5.

O croata passou à frente do placar no 11º game com 6/5 e jogou a responsabilidade para o brasileiro confirmar o serviço e forçar um terceiro tie-break. O 14º do mundo aproveitou para arriscar ainda mais, abriu 0-40 e, com a primeira quebra de saque da partida, sacramentou a segunda vitória da Croácia contra o Brasil.


Leia mais sobre: Thiago Alves Thomaz Bellucci Copa Davis



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AP

Segunda derrota
Alves não resistiu ao saque de Karlovic e deixou Brasil em situação difícil

Topo
[x] fechar