iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Tênis

08/09 - 00:31

Serena passa por Jankovic e fatura título do Aberto dos EUA

Este foi o terceiro título de Serena Williams no Grand Slam americano. Com o triunfo a tenista volta a ser a nº 1 do mundo

Gazeta Esportiva

NOVA YORK (EUA) - Jelena Jankovic não foi páreo para a embalada Serena Williams na final feminina do Aberto dos Estados Unidos na noite deste domingo. Inquestionável, a norte-americana cabeça-de-chave número quatro conquistou o título do último Grand Slam de 2008 com um triunfo por 2 sets a 0 sobre a sérvia segunda favorita, com as parciais de 6/4 e 7/5, em 2h03 de uma partida bastante equilibrada.

Campeã do Aberto dos Estados Unidos pela terceira vez na carreira (vencera também em 1999 e 2002), Serena conquistou também o seu quarto triunfo na carreira sobre Jankovic, uma de suas adversárias mais complicadas: em sete partidas disputadas, a norte-americana agora tem quatro vitórias contra três da tenista de Belgrado.

Nesta temporada, a caçula das irmãs Williams já havia batido a sérvia em uma outra final, no Torneio de Miami. O jogo na Flórida, contudo, foi bem mais complicado: 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 5/7 e 6/3. Ainda em 2008, Jankovic havia superado Serena nas quartas-de-final do Aberto da Austrália, com 6/3 e 6/4.

Mas o resultado deste domingo não foi conquistado de forma tão fácil como o placar de 2 a 0 pode sugerir. Serena viveu um princípio de apuros já no terceiro game da partida, quando teve seu serviço quebrado de zero e Jankovic passou à frente do placar por 2/1.

Só que o tropeço não abalou a norte-americana, que devolveu a perda do saque logo em seguida e empatou o primeiro set. Serena ainda confirmou seu serviço logo em seguida e obteve a segunda quebra sobre a sérvia na disputa seguinte: 4/2 para a anfitriã, que ampliou a vantagem logo em seguida para 5/2.

Jankovic, no entanto, mostrou que não estava morta e, sacando com bolas novas, conteve o ímpeto da rival e encostou com 5/3. Sem muita coisa a perder com a norte-americana sacando para o set no nono game, a sérvia mostrou agressividade e abriu 0-40 no nono game. Serena ainda salvou dois break points, mas mandou um slice na rede no 30-40 e teve o saque quebrado novamente.

No décimo game, contudo, a tenista de 26 anos voltou a bater forte na bola para impedir o empate na parcial. A norte-americana venceu os três primeiros pontos da disputa, abriu 0-40 e teve o triplo set point. Jankovic salvou o primeiro, mas não resistiu ao segundo e viu Serena Williams fechar a primeira parcial do jogo com 6/4, em 47 minutos.

O embalo da tenista dos Estados Unidos teve prosseguimento já no início do primeiro set. Após confirmar seu saque no game inaugural, Serena teve duas chances de derrubar o serviço da sérvia e ficar ainda mais próxima da taça. A norte-americana, no entanto, desperdiçou ao duplo break e Jankovic empatou a etapa por 1/1.

O saque potente de Serena manteve a norte-americana à frente do placar ao longo da primeira parte do placar. Quando o marcador indicava 3/2 para a tenista da casa, Williams ainda teve mais duas chances no sexto game de quebrar o serviço de Jankovic, mas novamente acabou vacilando e a balcânica se recuperou e manteve a igualdade no segundo set.

Tanta ineficiência para quebrar o saque de Jelena Jankovic custou a Serena o sétimo game. Logo na primeira chance que teve para vencer o serviço da anfitriã, a sérvia forçou o jogo e virou a placar da parcial para 4/3 – e ampliá-lo para 5/3 na seqüência.

Serena acabou se desconcentrando ainda mais no game de número nove, quando mostrou bastante apatia até ver Jankovic chegar ao triplo set point com 0-40. A recuperação, contudo, veio a tempo: cinco pontos seguidos e o game.

Em seguida foi a vez de a sérvia mostrar instabilidade psicológica. Sacando para o segundo set, Jankovic acabou permitindo que a norte-americana abrisse 0-40, mas novamente Serena jogou fora as três oportunidades de quebra. Na disputa da vantagem foram mais dois break points perdidos e um ponto do set evitado até a quebra e o empate por 5/5.

O 11º game do segundo set foi tão equilibrado quanto o anterior na disputa de pontos. Após longos ralis e disputas na rede, Serena conseguiu retomar a frente no placar e chegar ao 6/5. No 12º game, Jankovic teve que salvar um ponto do campeonato no 30-40, mas não impediu o título da norte-americana, que no segundo match point pôs fim ao torneio com 7/5.


Leia mais sobre: Serena Williams Jelena Jankovic Aberto dos EUA



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AFP

De volta ao topo
Após 5 anos longe da 1ª colocação por uma série de problemas, Serena volta a ser nº 1 do ranking

Topo
[x] fechar