iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Tênis

03/08 - 00:28

Safina honra top 10 e vai à final contra zebra Cibulkova

Safina eliminou a bielo-russa Victoria Azarenka e avançou à decisão para enfrentar Dominika Cibulkova

Gazeta Esportiva

MONTREAL (Canadá) - Ana Ivanovic, Jelena Jankovic, Maria Sharapova, Svetlana Kuznetsova, Elena Dementieva e Anna Chavetadze ficaram pelo caminho no Torneio de Montreal, caindo antes mesmo das semifinais do Tier 1 (torneio de segunda importância do calendário feminino) canadense.

A única tenista do grupo das dez melhores do circuito feminino que conseguiu avançar à decisão de Montreal foi a russa Dinara Safina, sétima cabeça-de-chave.

Neste sábado eliminou a bielo-russa Victoria Azarenka e avançou à decisão para enfrentar a grande surpresa do evento: a eslovaca Dominika Cibulkova.

Embora tenha passado por uma fase ruim no início de 2008, Safina vem atravessando o melhor momento de sua carreira. Número oito do mundo, a moscovita confirmou neste sábado a vaga na decisão ao superar a 11ª favorita Azarenka por 2 sets a 1, com parciais de 6/0, 2/6 e 6/3.

Embalada pelo título do Tier 2 de Los Angeles na semana passada, Safina chega à sua quinta final em 2008. A russa já havia decidido os títulos de Berlim, Roland Garros e Hertogenbosch, tendo conquistado apenas o Tier 1 da capital alemã.

Ironicamente, nos dois títulos que abocanhou este ano, Safina eliminou Azarenka ao longo da disputa. As vitórias sobre a bielo-russa 16ª do mundo vieram por 6/4 e 6/1 nas semis de Berlim e por 6/3 e 6/1 em Los Angeles, nas duas únicas vezes em que as duas tenistas do Leste Europeu se enfrentaram na carreira.

A última rival da irmã de Marat Safin em Montreal será a eslovaca Dominika Cibulkova, 31ª do ranking da WTA e que mais uma vez surpreendeu. Desta vez, ela vitimou de virada a francesa Marion Bartoli, décima favorita, por 2 a 1: 4/6, 6/4 e 6/3.

A gaulesa 15ª do circuito feminino foi ‘apenas’ a quarta cabeça-de-chave de Montreal a ser superada pela zebra eslava de apenas 19 anos. Antes, Cibulkova havia despachado as russas Dementieva, Nadia Petrova e, além disso, a sérvia Jelena Jankovic, que a partir da próxima semana será a mais nova número um do ranking de entradas da WTA.

Cibulkova vai em busca de seu primeiro título profissional na carreira. Este ano ela bateu ‘na fita da rede’ no Tier 1 de Amelia Island, mas foi superada pela russa Maria Sharapova em sua primeira decisão.

Safina e Cibulkova travarão duelo inédito no circuito da WTA. As duas finalistas entrarão na quadra central em Montreal para a disputa do troféu canadense às 14h30 (de Brasília).


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo