Brasileiro massacrou o mexicano Armando Piña e foi à decisão da categoria até 81 kg do boxe masculino

COB
Além de Yamaguchi, Robson Conceição (foto) disputará a final do boxe no sábado
O brasileiro Yamaguchi Falcão não se abalou com a polêmica e a vitória no tapetão em sua estreia dos Jogos Pan-Americanos . O pugilista capixaba massacrou o mexicano Armando Piña na semifinal da categoria até 81 kg nesta quarta-feira, por 27 a 11, e avançou à decisão com direito a dança de samba no meio da luta.

Veja também: Yamaguchi Falcão termina amizade com rival desonesto no boxe

O duelo começou com ampla vantagem para o brasileiro. Apesar de possuir envergadura menor que o atleta da casa, o pugilista do Espirito Santo foi bastante ofensivo e fechou o round com ampla vantagem de 9 a 3.

Confira ainda: Robson Conceição domina adversário e vai à final do boxe

Armando Piña mudou a postura no assalto seguinte e apostou na trocação direta para balançar Falcão. Mas o brasileiro manteve o mesmo ritmo até o fim do combate e chegou até mesmo a “sambar” com os pés no meio do último round para desestabilizar o rival mexicano.

Leia também: Julião Neto perde na semi e ganha bronze no boxe para o Brasil

Yamaguchi ganhou notoriedade no Pan após ter sido desclassificado de maneira injusta por um falso golpe baixo nas quartas de final. Seu adversário na ocasião, o dominicano Felix Alvarez fingiu ter sido atingido e ajudou o juiz a eliminar o brasileiro no mesmo instante.

Entretanto, após protesto formal realizado pela comissão técnica verde-amarela, a organização voltou atrás e deu a vitória ao brasileiro. Com isso, o classificou no “tapetão” para a semifinal do torneio.

Agora, Yamaguchi Falcão decide o primeiro lugar dos Jogos Pan-Americanos com o cubano Julio Cesar La Cruz. O combate está marcado para este sábado à noite.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.