A Vila recebeu 6.003 atletas e delegados durante os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que terminaram no dia 30 de outubro

A Prefeitura de Zapopan, município onde está localizada a Vila Pan-Americana de Guadalajara , acusou neste sábado o Comitê Organizador de despejar águas residuais em uma área protegida. De acordo com as autoridades ambientais do México, a capacidade das plantas de tratamento foi excedida, o que fez com que "fossem despejadas águas sanitárias residuais na área natural protegida" da floresta La Primavera, que cerca a Vila .

Veja também:  Dinheiro para fazer Pan só ajuda esporte dos que investem pouco

A Vila recebeu 6.003 atletas e delegados durante os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara , que terminaram no dia 30 de outubro. Em sua denúncia, Zapopan argumentou que os despejos efetuados desde os primeiros dias de atividade da Vila trariam "dano iminente ao equilíbrio ecológico e riscos à saúde pública".

Leia também:  Maioria das marcas de ouro no Pan não valeria nada em Mundiais

As inspeções constataram que as plantas de tratamento funcionavam "em 20% de sua capacidade e o excedente foi despejado em um leito natural e na canaleta de água pluvial", descumprindo as normas ambientais. O curioso é que, em maio, os moradores da região já haviam alertado sobre os problemas e as obras foram paralisadas .

E ainda:  O sobe e desce do Brasil nos Jogos Pan-Americanos

A Prefeitura de Zapopan determinou o fechamento das duas plantas existentes na Vila , construída para receber no máximo três mil habitantes. O coordenador de infraestruturas do Comitê Organizador, Hugo Rodríguez, negou à imprensa que haja um dano ecológico, alegando que o terreno próximo à Vila não é uma floresta.

A entrada da Vila Pan-Americana fica em uma rua ainda sem nome, em local chamado El Bajío
Vicente Seda
A entrada da Vila Pan-Americana fica em uma rua ainda sem nome, em local chamado El Bajío

O Governo do Estado de Jalisco minimizou o assunto e considerou um "equívoco da administração da Vila despejar os resíduos", e confirmou que vai trabalhar para que tudo esteja em funcionamento para os Jogos Parapan-Americanos. Aproximadamente 1.500 atletas do continente participarão dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara , que começa em 12 de novembro. 

Veja abaixo as melhores fotos dos Jogos Pan-Americanos de 2011:

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.