Após primeira fase irregular, jovem esgrimista brasileiro vence canadense nas quartas e assegura o bronze para o país

Wander Roberto/Inovafoto/COB
Guilherme Toldo garantiu o bronze no florete
De modo surpreendente, desbancando favoritos, o jovem Guilherme Toldo garantiu nesta terça-feira pelo menos uma medalha de bronze no florete individual em Guadalajara. O esgrimista, de 19 anos, venceu o canadense Etienne Lalonde Turbide por 15 toques a 7 e assegurou vaga nas semifinais da competição, que acontece ainda nesta terça-feira, às 22h (horário de Brasília).  Ele agora enfrenta o norte-americano Alexander Massialas por uma vaga na decisão.

Confira o calendário completo do Pan-Americano

No programa da esgrima em Pans , não há disputa pelo terceiro lugar, assim os dois competidores derrotados nas semifinais ficam com a medalha de bronze. A outra semifinal será disputada entre o venezuelano Antonio Leal e o chileno Felipe Alvear.

Mais cedo, Toldo já havia conquistado um grande feito ao derrotar o norte-americano Miles Chamley-Watson , um dos favoritos ao ouro -- depois de ter entrado nas oitavas de final como o chave número um. Vale lembrar que o esgrimista brasileiro havia vencido apenas um dos cinco jogos da primeira fase e se classificou com a última vaga. No entanto, fez um duelo equilibrado com o americano, que ganhou todos os confrontos na primeira fase e foi às quartas.

"Sabia que seria o tudo ou nada pra mim e arrisquei tudo contra o americano nas oitavas. Joguei no limite e consegui vencer. Contra o canadense a luta fluiu melhor. Está sendo tudo diferente, pois nunca havia disputado esta competição", afirmou o brasileiro.

Leia também: Os brasileiros vão amarelar em Londres 2012?

O técnico Alexandre Alves Teixeira comemorou o fato de sua equipe ter assegurado o segundo pódio consecutivo em Pans depois de um longo período sem resultados de expressão. "No Rio, em 2007, também conquistamos um bronze no florete individual, após 32 anos sem medalhas. Repetir o feito aqui em Guadalajara é incrível", disse.

O gaúcho Guilherme Toldo é um estreante na seleção brasileira de esgrima e iniciou a prática do esporte aos 8 anos de idade, porém começou a competir para valer a partir dos 13. Natural de Porto Alegre, atualmente cursa a faculdade de Biologia.

Acompanhe o quadro de medalhas do Pan 2011

Heitor Shimbo , outro brasileiro que participou da disputa por floretes, foi eliminado logo na fase de grupos. Shimbo retorna ao Ginásio Multiuso para representar a equipe brasileira no florete, nesta sexta-feira, a partir das 11h30.

Após passar pela fase de grupos, Élora Patarro está fora da disputa do sabre individual. A esgrimista do Brasil foi derrotada pela cubana Yaritza Goulet por 15 pontos a 5. Mais cedo, Karina Lakerbai foi eliminada ainda na primeira rodada do sabre.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.