Tamanho do texto

Nadador tenta a 11ª medalha de ouro em Pan-Americanos e assim desempatar marca que detém ao lado do mesatenista Hugo Hoyama

Satiro Sodré/Divulgação AGIF
Thiago Pereira vai à final dos 200 m costa em busca do quinto ouro em Guadalajara
Recordista de medalhas em Jogos Pan-Americanos , o nadador Thiago Pereira já começou o caminho para desempatar a igualdade de ouros que tem com o mesatenista Hugo Hoyama , ambos têm 10 medalhas de ouro conquistadas no torneio continental. Pereira garantiu sua classificação para a final dos 200 m costa mesmo ao chegar em segundo lugar na primeira eliminatória da modalidade. O atleta já ganhou seis medalhas no Pan de Guadalajara (quatro ouros, uma prata e um bronze).

Leia ainda: Estrela do Pan, César Cielo divide tietagem com desconfiança

O nadador brasileiro, que é recordista do Pan na prova dos 200 m costa com o tempo de 1min58s42, fechou a eliminatória com a marca de 2min03s53, atrás do colombiano Omar Andres Pinzon, que terminou a bateria em primeiro lugar com o tempo de 2min01s14.

Confira os representantes da natação brasileira em Guadalajara

Outro brasileiro que também conseguiu sua vaga na fina dos 200 m costa foi Leonardo de Deus . Ele ficou apenas na terceira posição na segunda eliminatória, atrás dos americanos Rexford Tullius e Ryan Fitzgerald Murphy. O tempo de 2min05s12, entretanto, foi suficiente para colocar o brasileiro na final. "Nadei só para me classificar mesmo", minimizou o atleta ao final da bateria.

Acompanhe o blog de Rogério Romero com comentários sobre a natação

Medley

Nas eliminatórias do revesamento 4 x 100 m medley, Thiago Pereira voltou à piscina com a equipe brasileira que venceu a segunda eliminatória. O time nacional fez a marca de 3min47s28 e assegurou sua presença na final. O atleta abriu o revesamento com o nado de costas, mas procurou se poupar. "Sabia que era só para classificar mesmo. Agora vou dar uma dormida boa, fazer uma massagem e voltar para mais um ouro. Vai ser pedreira", disse Pereira em referência à final dos 200 m costa.

Acompanhe o quadro completo de medalhas dos Jogos Pan-Americanos

Além do possível ouro na prova individual, Pereira pode também ganhar o 12º ouro com o revesamento. Ele não nadará na final com a equipe, mas receberá a premiação como os demais por ser parte do time. O destaque da final do 4 x 100 medley é a participação de César Cielo, que poderá garantir 100% de aproveitamento em caso de vitória, ele ganhou as outras três competições que disputou em Guadalajara.