Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Squash usa Pan como 'espelho' para entrar nos Jogos Olímpicos

Brasil quer aproveitar a chance e conseguir melhorar desempenho de 2007, quando conseguiu o bronze por equipes

iG, de São Paulo |

O torneio de squash que começa neste sábado em Guadalajara já é parte de um esforço maior da modalidade. A cada campeonato, ela busca ser reconhecida como esporte olímpico. E por isso usa os Jogos Pan-Americanos do México sob vários aspectos: técnico, organizacional e de interesse do público. Mas uma nova chance aparece, pois o squash foi incluído na lista de novos candidatos que tentarão uma chance nos Jogos Olímpicos de 2020.

Pan-Americano reúne musas do esporte. Confira as beldades do evento

“Nossa campanha começa com uma nova energia e vigor e estou contentíssimo que teremos a oportunidade de mandar nossa mensagem para toda a família olímpica e esportiva através dos próximos dois anos”, declarou Shri N. Ramachandran, presidente da Federação Mundial de Squash por meio de comunicado oficial.

É neste clima de auto-afirmação do próprio esporte que o Brasil busca também se superar. A equipe quase 100% gaúcha sonha com mais do que o bronze por equipes que conquistou na última edição do Pan, no Rio de Janeiro em 2007.

Confira ainda: Dilma envia mensagem aos atletas brasileiros no Pan 2011

Dos seis integrantes da delegação brasileira, cinco vêm do estado gaúcho. O estranho no ninho é o paulistano Rafael Fernandes Alarcon. Coincidentemente, ele é o mais bem posicionado no ranking mundial (52º, ou sexto, se considerados somente atletas da América). Entre as mulheres, a mais bem posicionada no ranking mundial é Mariana Moraes Pontalti (115ª).

Nem mesmo a altitude Guadalajara (1.500m) deve representar um perigo para os atletas brasileiros. De acordo com Fernando Machado, treinador da equipe, no local da competição esse aspecto não fará diferença no que diz respeito, entre outras coisas, à velocidade da bola durante as partidas.

"Somente acima de dois mil metros utiliza-se uma bola especial. Nossos atletas não sentiram nada aqui em Guadalajara. No local em que vamos competir a altitude será de 1.100 metros", declarou ele.

Confira abaixo a lista dos atletas que defenderão o Brasil no torneio de Squash do Pan:

Feminino
Mariana Moraes Pontalti - Caxias do Sul (RS) - 115º no ranking mundial
Marina Luisa de Lima Costa - Caxias do Sul (RS) - 260º no ranking mundial
Thaísa Serafini - Caxias do Sul (RS) - 124º no ranking mundial

Masculino
Rafael Fernandes Alarcon - São Paulo (SP) - 52º no ranking mundial
Vinícius Costa de Lima - Caxias do Sul (RS) - 468º no ranking mundial
Vinícius Leão Rodrigues - São Borja (RS) - 170º no ranking mundial

Leia tudo sobre: SquashPan 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG