Tamanho do texto

Medalha de bronze no Rio-2007, equipe precisa terminar entre as quatro primeiras para alcançar objetivo

Consciente de que ainda está atrás dos Estados Unidos, Canadá e Venezuela, a seleção cubana de softbol vai em busca do quarto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara , no México, o que lhe garante no próximo Mundial da modalidade, em 2012, no Canadá.

A competição de softbol no Pan promete boas disputas. O esporte foi excluído do programa das duas próximas Olimpíadas (Londres-2012 e Rio-2016) e viu o Pan se tornar o segundo mais importante torneio entre seleções, atrás apenas do Mundial. E os Jogos do México vão dar quatro vagas no próximo Mundial.

As três maiores forças do softbol no continente são Estados Unidos, Canadá e Venezuela. Cuba vem na sequência, mas com Colômbia e Argentina na cola. Os EUA são favoritos absolutos. Em Pan, são sete medalhas de ouro em oito edições, para não falar dos nove títulos Mundiais e três olímpicos. O Canadá é a segunda força no continente, mas as venezuelanas podem incomodar. No Pan do Rio, não houve disputa da semifinal entre as equipes devido às chuvas que estragaram o gramado do estádio, e elas dividiram o segundo lugar.

Justamente porque Canadá e Venezuela foram prata, Cuba conquistou o bronze. A Colômbia foi quinta colocada, seguida pela Argentina, Brasil e Porto Rico, que já viveu dias melhores.

Cuba disputou o último Mundial, em 2010, na Venezuela, quando terminou na nona colocação. Os Estados Unidos foram os campeões, o Canadá foi bronze, e a Venezuela terminou em quinto lugar. Também estiveram no Mundial a República Dominicana, 13ª colocada, e a Argentina, 14ª. O time cubano que disputará o Pan é praticamente o mesmo que esteve no Mundial, com destaque para Yarisleidis Rosario.

Garantir vaga no Mundial é o maior objetivo das cubanas no Pan. Presente nas edições de 1990 e 1994, a seleção só voltou a disputar a competição em 2010. E quer voltar aos dias de glórias. Cuba foi sétima colocada nas Olimpíadas de Sydney-2000, mas não participou dos Jogos seguintes, em Atenas-2004, e Pequim-2008.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.