Atletas brasileiros tiveram participação tímida no Mundial realizado na Itália, e busca por medalhas deve ser árdua no Pan

Getty Images
Renzo Agresta é um dos medalhistas do Pan de 2007 que voltam a tentar uma medalha no torneio continental
Depois de uma atuação discreta no Mundial de Esgrima , realizado de 8 a 16 de outubro, em Catânia, na Itália, os atletas brasileiros da modalidade começam nesta segunda-feira o duelo por medalhas nos Jogos Pan-Americanos . Se no cenário mundial o Brasil ainda engatinha quando o assunto é esgrima, a esperança é de que no Pan a situação seja melhor e que o torneio contribua para o pré-olímpico, que será disputado em Santiago, no Chile, de 20 a 22 de abril de 2012.

Leia ainda: Esgrimista defende fortalecimento do esporte universitário

Na Itália, os brasileiros passaram longe até mesmo de disputar nas etapas decisivas do Mundial. A exceção foi Karina Lakerbai , que no sabre conseguiu permanecer na competição até o Quadro 32 e terminou em 23º lugar - um resultado expressivo dentro das limitações do Brasil.

Acompanhe o quadro completo de medalhas do Pan

Além dos resultados tímidos no Mundial, a delegação brasileira enfrentou um revés inesperado pouco antes do começo da disputa. Thaís Rochel , número um do ranking brasileiro na categoria florete, foi pega no exame antidoping e está fora da disputa em Guadalajara . Não bastasse isso, um dos três medalhistas do Pan de 2007, João Souza, que ganhou o bronze no florete masculino, não competirá no Pan. Souza foi o segundo melhor brasileiro na categoria florete no Mundial, com o 85º lugar.

Acompanhe o blog Espírito Olímpico

Pelo menos os outros dois medalhistas da última edição do Pan retornam à competição: Clarisse Menezes , bronze na espada feminina, e Renzo Agresta , bronze no sabre masculino. Eles devem ajudar o Brasil a tentar crescer num esporte que trouxe ao país poucas medalhas na história dos Pans. No total, foram dez, e somente uma de ouro. 

Veja abaixo a lista dos brasileiros que competirão no Pan de Guadalajara (entre parênteses, a classificação deles no Mundial de Esgrima de Catânia):

Espada Feminino
Rayssa Costa (99º), Clarisse Menezes (114º) e Amanda Netto Simeão (63º)

Florete Feminino
Christine Botros (79º) e Ana Beatriz Bulcão (80º)

Sabre Feminino
Karina Lakerbai (23º), Elora Pattaro (80º) e Beatriz Almeida (119º)

Florete Masculino
Guilherme Toldo (97º), Heitor Shimbo (109º) e Fernando Scavasin (84º)

Sabre Masculino
Renzo Agresta (40º), William Zeytounlian (103º) e Tywilliam Guzenski (129º)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.