Seleção feminina encara agora Cuba e uma vitória coloca o time na semifinal do torneio no México

Depois de uma estreia conturbada, com Jaqueline deixando a quadra de maca após uma fratura na cervical e uma vitória complicada diante da República Dominicana , a seleção feminina de vôlei teve uma noite tranquila no Pan-Americano 2011 . O time comandado por José Roberto Guimarães venceu o Canadá por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/12 e 25/10.

Leia também: Jaqueline tem alta após fratura na cervical e fica em hotel do time

Bastante acionada e pontuando pelo fundo, o destaque do jogo foi Paula Pequeno , que ficou com a vaga de Jaqueline na equipe. Zé Roberto também aproveitou para dar ritmo ao time, trocando Sheilla por Tandara , Thaísa por Juciely e Dani Lins por Fabíola ao longo da partida. Mesmo com reservas em quadra, a seleção não teve dificuldades em quadra.

Leia também: Zé Roberto pensou no pior ao ver Jaqueline caída

A equipe brasileira volta para quadra nesta segunda-feira, às 20h (horário de Brasília) e enfrenta Cuba. A partida vale a liderança do Grupo B, já que Cuba também venceu neste domingo, fazendo 3 a 1 na República Dominicana. Quem ficar com a primeira colocação na chave já garante vaga na semifinal do Pan-Americano .

A partida também será uma revanche da final do Pan do Rio, em 2007, quando o Brasil perdeu para Cuba por 3 a 2 e ficou com a prata. "Vai ser um confronto daqueles. A gente sabe que vai se difícil porque vamos encarar o nosso maior rival no campeonato", analisou Paula Pequeno, que aposta na evolução do Brasil. "Hoje já jogamos melhor do que ontem e a tendência é essa. Temos que aproveitar cada dia para evoluir".

O jogo
A seleção feminina abriu vantagem logo no começo da partida, com 8 a 4 no primeiro tempo técnico. Entretanto, o Canadá equilibrou e buscou o empate e 9 a 9 no ataque de corredor com Paige. Mas logo o Brasil retomou o domínio e abriu no marcador, usando contra-ataques e as jogadas com Paula Pequeno. No final do set, com dois pontos da ponteira, a seleção chegou ao set point. O Brasil fechou em 25 a 18 com uma bola de meio com Fabiana.

Veja o quadro de medalhas do Pan 2011

No segundo set da partida, Zé Roberto mexeu na equipe, colocando Juciely no lugar de Thaísa. Pouco depois, Sheilla saiu e entrou Tandara na posição de oposto. A equipe manteve o ritmo e a vantagem no placar só aumentou. Ainda com destaque para Paula, o marcador chegou a apontar 21 a 9. O time nacional venceu a parcial por 25 a 12, mas uma vez com um ataque de Fabiana no meio.

No terceiro set, troca de levantadoras: saiu Dani Lins e entrou Fabíola. O Canadá tentou voltar para a partida e deixou tudo iugal no 3 a 3, mas o Brasil já liderava novamente no primeiro tempo técnico, com 8 a 5. Aproveitando os contra-ataques e usando o bloqueio, o Brasil fez 16 a 7 na sgeunda parada. Mari ainda fez dois aces e marcou 22 a 9 para a seleção. Com ataque de Tandara, Brasil fechou o set em 25 a 10 e a partida em 3 sets a 0.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.