Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Rubens Donizete busca ajudar Brasil a conquistar a vaga olímpica

Ciclista espera manter boa fase em Guadalajara e deixar o país bem colocado no ranking classificatório para Londres

Luís Araújo, especial para o iG, de São Paulo |

Fábio Piva
Rubens Donizete busca medalha no Pan 2011 de olho em vaga para as Olimpíadas de Londres
Medalha de prata do Mountain Bike no Pan do Rio de Janeiro, em 2007, Rubens Donizete é uma das principais esperanças do ciclismo brasileiro na busca por medalhas nos Jogos de Guadalajara deste ano. O mineiro espera conquistar resultados satisfatórios no México e, assim, continuar ajudando o Brasil na luta pela classificação às Olimpíadas de 2012.

No Mundial de Mountain Bike deste ano, realizado na Suíça, Donizete foi um dos quatro integrantes da equipe brasileira que conquistou o 18º lugar na prova de Team Relay. Com o resultado, o Brasil somou 20 pontos no ranking olímpico por nações da União Ciclística Internacional (UCI), que definirá em 2012 as vagas para os Jogos de Londres.

“Foram pontos muito importantes”, afirma Donizete. “Agora, o Brasil está em 24º no ranking de nações. Essa é a posição limite para que o país conquiste o direito de levar para os Jogos Olímpicos um representante da Elite no masculino e outro no feminino”.

Além de Donizete, três outros atletas formaram a equipe brasileira na competição: Roberta Stopa, Henrique Avancini e William Alexi. A vencedora da prova foi a França. Suíça, em segundo, e Itália, em terceiro, completaram o pódio.

A prova de Mountain Bike no Pan, que será realizada no dia 15 de outubro, também renderá pontos para o ranking de nações. Donizete está ciente da dificuldade que o aguarda na competição, mas sabe também do quanto uma medalha em Guadalajara ajudará o Brasil na briga por uma vaga olímpica.

“No Mundial da Suíça, vi que o nível de alguns atletas que competirão em Guadalajara é muito alto”, afimou o ciclista. “Mas tanto eu como o Edivando (Souza Cruz, que também participará da prova de Mountain Bike no Pan) estamos bem preparados e confiantes na conquista de medalha para o Brasil”.

Caso a classificação aos Jogos de Londres seja concretizada, Donizete terá a chance de disputar as Olimpíadas pela segunda vez – caso conquiste a vaga na seletiva brasileira. Ele já havia participado da edição de 2008, em Pequim, e ficou na 21ª colocação.

Leia tudo sobre: pan 2011ciclismorubens donizete

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG