Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Primeira medalha de ouro do rúgbi 7 em Pans vai para o Canadá

Na final, canadenses desbancaram os argentinos e conquistaram o 1º lugar na competição continental

iG São Paulo |

Debutante nos Jogos Pan-Americanos, o rúgbi 7 definiu seu primeiro campeão na competição continental. Na tarde deste domingo, em Guadalajara, o Canadá desbancou a Argentina e venceu por 26 a 24. Com a vitória, na final, os canadenses conquistaram a primeira medalha de ouro da modalidade no Pan. Derrotados, os argentinos ficaram com o bronze, seguidos pelos Estados Unidos, que garantiram o bronze.

Veja também: Brasil é eliminado nas quartas de final do rúgbi 7

A modalidade disputada em Guadalajara tem diversas diferenças em relação ao esporte jogado na Copa do Mundo de Rugby - encerrada há uma semana na Nova Zelândia - e é o mesmo que será disputado nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, quando estreará no programa olímpico. O rúgbi 7 é jogado por apenas sete titulares em cada equipe (são 15 no rúgbi), e em dois tempos de sete minutos (são dois de 40 no rúgbi). Por isso, um campeonato pode ser todo ele jogado em um final de semana, como foi no México. A Copa do Mundo deste ano durou 45 dias.

Acompanhe o blog Espírito Olímpico

Em Guadalajara, o Brasil estreou com uma acachapante derrota para o Canadá, por 45 a 0. Depois, enfrentou os EUA e conseguiu um empate por 19 a 19. Para fechar a fase de grupos, venceu o Chile por 14 a 7 e avançou na terceira colocação às quartas de final. Ali, encarou o Uruguai de igual para igual, mas perdeu por 7 a 0.

Leia também: Vôlei brasileiro tem inédito 100% de aproveitamento no México

No torneio de consolação, mais um encontro com o Chile, desta vez com vitória dos chilenos, por 19 a 14. O último compromisso, valendo o sétimo lugar, foi contra a Guiana, país que só levou 19 atletas ao Pan - 12 deles no rúgbi 7. Vitória tranquila por 26 a 7.

"Poderíamos ter feito melhor, mas, apesar do resultado, estamos bem. Sabemos que esse aprendizado será de muito valor para as próximas gerações", comentou Daniel Gregg. "Infelizmente perdemos dois jogos importantes neste domingo. Porém, jogar pelo seu País é um privilégio e a experiência é única", finalizou Felipe Claro, o Alemão.


 

Leia tudo sobre: pan 2011rúgbi 7

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG