Responsáveis pela eliminação do Brasil, portorriquenhas batem o México na decisão e vencem a competição pela primeira vez

Algoz das brasileiras na semifinal, a seleção de Porto Rico conquistou nesta terça-feira a medalha de ouro no torneio de basquete feminino dos Jogos Pan-Americanos . O título veio com a vitória na final sobre o México pelo placar de 85 a 67.

Leia também: Brasil vence Colômbia e fica com o bronze

A grande responsável pela vitória das portorriquenhas foi Carla Cortijo, dona de 29 pontos e dez assistências na decisão. A mexicana Erika Gomez foi o principal destaque individual do confronto ao somar 33 pontos e 16 rebotes, mas não conseguiu evitar o vice-campeonato.

Confira o calendário dos Jogos Pan-Americanos

O ouro conquistado em Guadalajara é histórico para Porto Rico. Isso porque a seleção feminina do país jamais havia ganhado qualquer medalha ao longo das 15 edições anteriores do evento.

Veja como está o quadro de medalhas do Pan

Já o México conquistou a sua segunda medalha. A primeira vez que o time de basquete feminino do país subiu ao pódio foi em 1975, na Cidade do México. Na ocasião, quando também sediou a competição, teve o mesmo resultado de Guadalajara e ficou com a prata.

Veja o posicionamento final das seleções que disputaram o basquete feminino no Pan:
1º Porto Rico
2º México
3º Brasil
4º Colômbia
5º Argentina
6º Canadá
7º EUA
8º Jamaica

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.