Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Pista de atletismo do Pan é finalmente homologada pela Iaaf

Aval da federação só veio a 72 h do começo dos Jogos. Com aprovação, eventuais recordes poderão ser reconhecidos

Marcel Frota, especial para o iG, em São Paulo |

A 72 h da cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, a pista que será usada nas disputas do atletismo finalmente recebeu o aval da Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês). A homologação foi dada na manhã desta terça-feira, 11 de outubro. Com isso, as marcas atingidas pelos atletas durante o Pan poderão ser reconhecidas internacionalmente, ao contrário do que aconteceria sem a aprovação da entidade. O Pan será realizado na cidade de Guadalajara, de 14 a 30 de outubro. Entretanto, as competições de atletismo só começam no dia 23 do mesmo mês.


Omar Torres / AFP
Homologação do estádio de atletismo do Pan só veio 72 h antes da abertura dos Jogos
“Recebemos esta manhã o documento em que a Iaaf comunica oficialmente que a pista recebeu a certificação e que todos os requisitos foram cumpridos”, resumiu César Moreno Bravo, delegado técnico mexicano da Iaaf. Segundo ele, o atestado da entidade foi assinado pelo húngaro Imre Matra Hazy, responsável por homologações da Iaaf. Há previsão de que, no total, 700 atletas participem das disputas do atletismo e, portanto, usem a pista durante o Pan-Americano.

Blog Espírito Olímpico: Pista de atletismo do Pan é aprovada. "Jeitinho" mexicano?

Os atrasos na conclusão das instalações que serão usadas nos Jogos têm gerado constrangimento para o comitê organizador do Pan. É sabido, por exemplo, que o estádio em que serão disputadas as competições do atletismo nas Olímpiadas de Londres, em 2012, já está pronto e com sua pista homologada. Enquanto isso, os mexicanos ainda lutam contra os prazos e as condições climáticas. O estádio que será usado no rúgbi também está por terminar. Parte das obras teve de ser interrompida por causa das chuvas.

O problema com o estádio do rúgbi gerou uma situação constrangedora nesta segunda-feira, durante uma coletiva de imprensa em que participavam Carlos Andrade Garín, diretor-geral do Copag (Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos), e Mario Vázquez Raña, presidente da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana).

Enquanto tentava tranquilizar a imprensa sobre a situação, Garín foi interrompido pelo colega ao dizer que o caso não é digno de muita preocupação. A resposta de Raña veio imediatamente: “Perdoe-me, Carlos, mas a mim a situação preocupa, sim”. A seu favor, Garín conta com o cronograma do rúgbi, cujas disputas só serão realizadas nos dois últimos dias dos jogos, 29 e 30 de outubro.

Leia tudo sobre: Pan 2011atletismopistaIaafhomologação

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG