Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Para o COB, 'jeitinho brasileiro' fez Pan mexicano funcionar

Chefe de missão diz que em "todo santo dia havia problemas" e superintendente destaca manutenção do patamar obtido no Rio-07

Vicente Seda, enviado iG a Guadalajara |

Em entrevista coletiva no encerramento do Pan de Guadalajara, o superintendente executivo de esportes do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Marcus Vinícius Freire, e o chefe de missão Bernard Rajzman, anunciaram um custo total da delegação de R$ 8,5 milhões. De acordo com o COB, 53% dos atletas brasileiros voltaram com medalhas para o Brasil, levando em conta os esportes coletivos. Foram 24 classificados para Londres 2012. O comitê também anunciou uma produtividade de 80%, com o Brasil conseguindo oito medalhas a cada 11 disputadas – o número deve cair um pouco com o encerramento do rúgbi.

Veja como está o quadro de medalhas do Pan de Guadalajara

Vipcomm
Marcus Vinicius Freire (d) e Bernard avaliam desempenho brasileiro em Guadalajara
Segundo Freire, a meta do COB foi atingida ao manter, em um Pan fora do país, o Brasil como terceiro colocado no patamar das Américas, posto alcançado no Rio de Janeiro, em 2007. Foi apresentado um gráfico no qual Cuba e Canadá eram apontadas com tendência de queda, enquanto houve um grande salto de produtividade de México e Colômbia.

Leia também: Na maratona, Solonei Rocha ganha o último ouro brasileiro em Guadalajara

O momento mais curioso da entrevista coletiva, contudo, aconteceu quando Bernard, indagado sobre os problemas que ocorreram na Vila Pan-Americana, como filas no refeitório e falta de água quente.

“O que compensou na prática foi o estilo deles de resolver, parecido com o jeitinho brasileiro", disse o ex-jogador de vôlei. "Além de serem um povo fantástico na acolhida, na prática acabou dando tudo certo. A nossa função basicamente é essa, a gente sabe quanto é importante ter o conforto. Ônibus atrasavam, comida ruim, e todos esses problemas... Tivemos encontros com os chefes de equipe e corremos atrás dos problemas para serem resolvidos.Todo santo dia tinha um problema, mais do que o normal, mas acho que resolvemos 99%”, analisou Bernard. Na sequência, Freire se apressou em elogiar o atendimento prestado à ponteira Jaqueline, do vôlei, que teve uma fratura cervical em quadra.

Leia ainda: Entrevista exclusiva com o ginasta Diego Hypólito

Freire destacou os carros-chefe do Brasil em relação a medalhas: atletismo, com nove ouros de 23 disputados; natação, com 10 de 24; judô, com seis de 13; e vela com sete de cinco. Em comparação com o Rio, os esportes que superaram o desempenho do Pan de 2007 foram ginástica artística masculina, ginástica rítmica, tiro esportivo, levantamento de peso e triatlo.

“A nossa posição é exatamente essa. No Rio foi em casa e conseguimos manter o patamar fora. É o segundo com uma boa distância para Cuba no total de medalhas e em relação aos ouro o resultado ficou parecido com o Rio. Estamos muito satisfeitos com esse resultado”, analisou Freire.

Em relação a Cuba, o dirigente afirmou que o objetivo do COB não é bater o país, mas o comitê analisará quais esportes podem ser desenvolvidos, citando especialmente o boxe, modalidade tradicionalmente dominada pelos cubanos. “A gente não veio para cá brigar com Cuba, estamos trabalhando para levantar o nível de todas as modalidades. O boxe tem uma tendência de nos ajudar no quadro de medalhas daqui para frente, na estrutura e na forma de desenvolver os atletas. Temos uma estratégia de investimento em modalidades individuais e continuaremos nesse caminho. Temos uma cultura de modalidades coletivas e, apesar de só valer uma medalha, aquele número gigante de medalhistas é carregado por isso”, discursou.

O superintendente destacou ainda um crescimento de 68% nas medalhas de ouro em relação ao Pan de 2003, em Santo Domingo, com 35 modalidades alcançando alguma medalha. Freire afirmou ainda que no fim do ano fará reunião com as confederações para traçar planos de desenvolvimento para cada esporte.

Leia tudo sobre: pan 2011brasil

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG