Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

O oitavo dia em Guadalajara: Aliás, Guadalajara coisa nenhuma

Os únicos ouros do dia – do vôlei de praia e dois antecipados da vela – vieram de Puerto Vallarta, a 356 km da cidade-sede do Pan

iG São Paulo |

Vipcomm
Ignore o que diz a placa atrás de Alison: o dia do Brasil foi de Puerto Vallarta
Se alguém disser que o sábado foi um grande dia para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, duvide. Não pelo Brasil, ou pelo Pan, mas por “Guadalajara”. É que, no primeiro dia após o término da enorme colheita de medalhas da natação, os brasileiros conquistaram três ouros, mas nenhum deles na cidade-sede dos Jogos.

O que vem por aí no domingo: Handebol de olho em ouro e vaga olímpica

As vitórias brasileiras no dia – de Alison e Emanuel no vôlei de praia e os títulos antecipados de Matheus Dellagnello e Patrícia Freitas na vela – foram na cidade de Puerto Vallarta, na costa do Pacífico, a 356 km de Guadalajara. Com isso, mais a prata de Poliana Okimoto na maratona aquática, já dá para começar a criar até um certo carinho por essa sede que não é bem sede.
 

O iG Esporte resume o principal do Dia do Brasil em Guadalajara (e, principalmente, fora dela):

Confira o calendário completo do Pan

Capitães da areia

Ninguém mandou incluírem o vôlei de praia no programa dos Jogos Pan-Americanos. A modalidade virou sinônimo de ouros para o Brasil: tal como no Rio, em 2007, o país ficou com os dois títulos, no masculino e no feminino, depois de os campeões do Circuito Mundial Alison e Emanuel baterem os venezuelanos Hernánez e Mussa com tranquilidade. E isso tudo apesar de jogar numa areia dura, que favoreceu o bom desempenho das duplas de baixinhos.
 

Apressadinhos

A vela brasileira, como sempre, vai deixar o Pan com um bocado de medalhas. Mas dois representantes do país – os estreantes Matheus Dellagnello, da classe Sunfish, e Patrícia Freitas, da RS:X feminina – não quiseram nem se dar o trabalho de esperar pelo fim das regatas e já asseguraram o ouro por antecipação. O enviado iG a Puerto Vallarta acompanhou de perto as vitórias da mascote da delegação brasileira e de Dellagnello, que ganhou um presente especial de outro campeão do dia.

Água abaixo

A boa notícia para o Brasil na maratona aquática é que Poliana Okimoto ficou com a medalha de prata. Mas essa não foi, nem de longe, a notícia do dia nas águas de Puerto Vallarta. Como tem se tornado habitual, as confusões da organização ganharam a manchete: os chips que acompanham o trajeto das atletas não funcionaram, e o pessoal saiu da água sem saber em que posição havia terminado. Outra brasileira, Ana Marcela Cunha, foi até anunciada como medalhista de prata por engano.

Não tem tri

A tradição recente do tênis masculino brasileiro de voltar dos Jogos Pan-Americanos com medalha de ouro em simples – com Fernando Meligeni em 2003 e Flávio Saretta em 2007 - ficou perto de ser confirmada, mas o corpo de Rogério Dutra Silva não aguentou. Depois de uma sexta-feira estafante, em que garantiu vaga na final num jogo de 3h de duração e depois ainda voltou à quadra para assegurar o bronze nas duplas mistas, o paulista não aguentou a decisão do ouro contra o colombiano Robert Farah e caiu em dois sets.

Seguimos na luta

A luta feminina do Brasil passou o dia de olho na chance de conquistar seu primeiro ouro em Pans. Por algumas horas, até que com bastante esperança, depois de Aline Ferreira ter vencido suas duas primeiras lutas e se classificar à final. Mas, na decisão, a cubana Lisset Hechevarria, além de duas decisões duvidosas da arbitragem, não deram chances. As brasileiras terminaram o dia com essa prata, da categoria até 72 kg, e o bronze de Joice Silva entre as lutadoras de até 55 kg.

Par ou ímpar?

Ai de quem disser que o confronto entre Brasil e Canadá pela última rodada da primeira fase do futebol feminino não teve emoção. Pode não ter tido durante os 90 minutos do 0 a 0 chatinho que deixou as equipes rigorosamente empatadas no Grupo A. Mas dizem que o sorteio que definiu a liderança da chave, minutos depois, foi daqueles de arrepiar: o Brasil ganhou, terminou como líder do grupo e encar as anfitriãs mexicanas na semi. O Canadá enfrenta a Colômbia.

  Acompanhe todas as competições do Pan ao vivo

Eu vim aqui só pra te ver

Passar por cima da República Dominica na semifinal, por 41 a 17, não foi problema para os brasileiros do handebol masculino, e isso até já se sabia. Desafio mesmo vai ser enfrentar a Argentina na decisão, numa reedição da final do Rio 2007, que terminou num quebra-quebra danado entre os dois rivais. Para ajudar a esquentar a rivalidade da partida de segunda-feira, no domingo brasileiras e argentinas se enfrentam na final do feminino. Os dois clássicos valem, além do ouro, uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Pato com ganso

Marcelo Giardi, o popular Marreco, não conseguiu repetir o ouro que havia conquistado no Rio de Janeiro, em 2007, mas voltou a sair de um Pan com medalha no peito: foi bronze na prova do wakeboard do esqui aquático.

Veja as melhores imagens do oitavo dia de Jogos:

E ainda teve mais:

Bicicleta Social Club

A princípio meio acanhada na classificação geral, aos poucos Cuba vai se soltando e colecionando medalhas nas modalidades em que é fera. Um exemplo disso foi a prova de ciclismo de estrada feminina, em que o país dominou o pódio todo.O segundo país mais vencedor da história dos Pans já tem 16 medalhas de ouro, em quarto lugar, encostado com o Canadá.

Mr. Pan e o que mais?

O Pan, de novo, foi uma festa para Thiago Pereira. Teve medalha que não acaba mais, recorde histórico e muita badalação. Agora falta dar o passo decisivo para poder se colocado lado a lado com os verdadeiros heróis do esporte: uma medalha olímpica.

Esgrima desfalcada

A esgrimista Taís de Moraes Rochel, campeã brasileira da prova do florete, sequer embarcou para Guadalajara. Durante o Campeonato Brasileiro, em setembro, a atleta tomou um medicamento contra bronquite asmática que contém substância proibida pela Wada (Agência Mundial Antidoping) e, pega no antidoping, foi cortada da delegação.

3,2,1... zebra!

Quem tinha alguma dúvida de que as americanas, tetracampeãs olímpicas, levaram uma equipe mais do que alternativa para a competição de basquete feminino tratou de se convencer neste sábado, quando os Estados Unidos caíram diante de Porto Rico. Mas mais surpreendente - e emocionante - ainda foi a vitória da Colômbia sobre o Canadá por 59 a 57: com uma cesta do meio da quadra, no último segundo, que valeu comemoração extasiada, como se fosse de título.


Veja como está o quadro de medalhas completo

 

A frase do dia

Da nadadora brasileira Ana Marcela Cunha, respondendo ao chefe de delegação do COB, que a cumprimentava por ter levado a medalha de prata. Com os chips que rastreiam os nadadores quebrados, a organização se perdeu completamente e anunciou no alto falante, de forma errada, Ana Marcela como medalhista.

 

Não, eu não fiquei em segundo. A Poliana ficou com a prata. Eu fui quinta

 

 

 

 

Nos blogs do iG

Incrível: Guadalajara está transformando o Pan do Rio 2007, que não foi nenhuma maravilha, num exemplo de organização. esportiva. Leia mais no blog Espírito Olímpico.

Direto de Guadalajara

>> As duas principais jogadoras da seleção brasileira de basquete feminino, Érika e Iziane, revelaram ao enviado iG a Guadalajara estar próximas de um acordo para retornarem ao basquete brasileiro durante o recesso da WNBA - a liga profissional dos Estados Unidos, onde atuam. Leia a análise no Blog do Sormani.

>> O boxe feminino estreia em Pans e, no ano que vem, em Olimpíadas. Duas representantes brasileiras em Guadalajara, Adriana Araújo e Roseli Feitosa, contam ao enviado iG o motivo peculiar por que se iniciaram no esporte: a vaidade. As duas começaram a vestir as luvas para emagrecer.

>> O presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, anda de lá para cá em Guadalajara, metido em reuniões sobre os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Mas, entre uma e outra, teve tempo para “secar” algumas medalhas de ouro dadas como certas.
 

 

Leia tudo sobre: pan 2011brasil

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG