Com atraso de quatro anos, graças a suspensão por doping, brasileira busca o terceiro título no salto em distância no Pan

O Estádio Telmex, sede das provas de atletismo dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara , poderá presenciar nesta quarta-feira uma conquista que poderia ter ocorrido há quatro anos, nos Jogos do Rio de Janeiro. A brasileira Maurren Maggi desponta como principal favorita para conquistar a medalha de ouro no salto em distância em pistas mexicanas, tornando-se, caso confirme o feito, em tricampeã pan-americana. Mas na verdade ela poderia estar brigando pelo tetracampeonato.

Confira o calendário completo do Pan 2011

Em 2003, às vésperas de disputar o Pan-Americano de Santo Domingo, Maurren Maggi vivia o auge de sua forma. Mas há poucas semanas do início dos Jogos, veio a bomba: um resultado positivo de doping para a substância clostebol, que apareceu após a saltadora ter se submetido a uma sessão de depilação e ter competido no Troféu Brasil de atletismo, transformou a vida de Maurren num inferno.Foi suspenssa por dois anos e só retornou às competições em 2006. No ano seguinte, no Rio, conseguiu o bicampeonato do Pan, repetindo o título de Winnipeg 1999. Em 2008,veio a consagração, com o título olímpico em Pequim.

Blog da Maurren Maggi: Atletismo continua bem...agora chegou minha vez!

Para Guadalajara, Maurren aparece como a principal favorita. Nesta temporada, embora tenha sido eliminada precocemente do Campeonato Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, a brasileira é a que tem o melhor resultado entre as inscritas de sua prova, com 6m89, obtido em maio último. Entre suas maiores adversárias, poderão lhe dar trabalho a americana Tori Polk (que saltou 6m75 neste ano), a canadense Krysia Bayley (6m62) e a brasileira Keila Costa (6m67).

Maurren Maggi chega como favorita para brigar pelo tricampeonato pan-americano
Nilton Fukuda/AE
Maurren Maggi chega como favorita para brigar pelo tricampeonato pan-americano

Força das mulheres
O atletismo poderá terminar o 12º dia de competições em Guadalajara com mais medalhas. Além de Maurren Maggi, outras atletas pintam com chance de brigar por um lugar no pódio: Lucimara Silvestre , que terminou o primeiro dia liderando o heptatlo ; Geisa Coutinho , que fez o melhor tempo nas eliminatórias dos 400 m rasos; e Jailma Sales de Lima , segunda mais rápida nas baterias classificatórias dos 400 m com barreira.

O boxe brasileiro tem a chance de classificar até cinco lutadores para as finais nesta quarta-feira, com destaque para Yamaguchi Florentino , na categoria até 81 kg, que por pouco não foi eliminado devido a um falso golpe abaixo acusado pelo dominicano Felix Varela.

Veja também: O 11º dia em Guadalajara: Missão cumprida

A quarta-feira também será marcada por várias estreias em Guadalajara. É o caso do basquete masculino, que tentará evitar a decepção do time feminino e conquistar o tetracampeonato pan-americano, iniciando sua caminhada do Uruguai. O judô , tradicional papa-medalhas para o Brasil em Pan-Americanos, também inicia sua participação neste Pan em três categorias: até 100 kg ( Luciano Correa ), mais de 100 kg ( Rafael Silva ) e mais de 78 kg ( Maria Suellen )

O hipismo , que terá o campeão Rodrigo Pessoa na condição de cavaleiro e treinador, inicia a busca por mais uma medalha pan-americana, desta vez na modalidade saltos. Também debutam no Pan 2001 nesta quarta-feira a canoagem e os saltos ornamentais .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.