Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Guatemala desiste de torneio de futebol do Pan

Comitê alega que não conseguiu resolver impasse com os clubes para liberação dos jogadores que participariam do torneio

Marcel Frota, especial para o iG, em São Paulo |

Getty Images
O capitão guatemalteco Elías Enoc: decepção pela ausência do país na disputa do Pan
O  COG (Comitê Olímpico Guatemalteco) anunciou na noite desta quarta feira, 5 de outubro, que a equipe masculina de futebol não disputará mais os Jogos Pan-Americanos. A seleção da Guatemala tem enfrentado problemas na liberação dos atletas por parte dos clubes e até agora não conseguiu reunir seu selecionado para sequer realizar os treinamentos. O comitê organizador do Pan já foi notificado da decisão. A Guatemala estava no Grupo A do torneio, junto com Equador, Uruguai e México. Os Jogos Pan-Americanos serão realizados de 14 a 30 de outubro em Guadalajara, no México.

O COG ainda tentou uma última cartada junto à Federação Guatemalteca de Futebol para tentar uma intervenção direta da entidade junto aos clubes, mas a medida não surtiu efeito. Para se ter uma ideia da situação, apenas sete dos 18 jogadores selecionados se apresentaram para o primeiro treino. Nesta quinta-feira, o jogador Ellias Enoc, capitão da seleção, lamentou a situação. "A verdade é que estamos realmente muito tristes com o ocorrido. Queríamos muito ir, mas hoje recebemos a notícia (de que não disputarão o Pan) e estamos muito aborrecidos", declarou o atleta.

Ironicamente, o COG festejou este ano o fato de estar participando do Pan com a maior delegação já enviada para essa competição. Seriam 157 atletas, mas, com a desistência da equipe de futebol, serão somente 139 competidores. O capitão guatemalteco explicou que muitos jogadores não compareceram aos treinos por estarem em compromissos com seus clubes. "Deixar de participar do Pan é algo que certamente afetará nossas carreiras. A vaga para os jogos foi algo que conquistamos na disputa do sub-20. Estávamos comprometidos, e participar do Pan certamente seria algo que nos ajudaria coletivamente e nacionalmente", acrescentou Enoc.

Leia tudo sobre: futebolguatemalapan 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG