Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Guadalajara encerra o Pan e alimenta sonho olímpico

Emilio Gonzalez, governador do estado de Jalisco, afirma na cerimônia de encerramento que país vai lutar para sediar as Olimpíadas

iG São Paulo |

Depois de 16 dias de competições, os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara chegaram ao fim neste domingo. Na cerimônia de encerramento, que teve como palco o estádio Omnilife, o governador do estado de Jalisco, Emilio Gonzalez, dedicou uma medalha de ouro ao povo mexicano e prometeu: "Nós vamos tentar realizar as Olimpíadas".

Veja como foi o último dia de competições em Guadalajara

Se depender do discurso de Mario Vázquez Raña, presidente da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), Gonzalez e todos os mexicanos podem ficar otimistas. Isso porque Raña declarou que Guadalajara realizou o melhor Pan da história.

A festa de encerramento começou com o hino nacional mexicano sendo interpretado pela cantora Ely Guerra. Em seguida, foram exibidos no telão os melhores momentos de cada um dos 16 dias de competições em Guadalajara.

Leia também: Para o COB, "jeitinho brasileiro" fez Pan mexicano funcionar

Ao final do vídeo, as delegações dos 42 países participantes começaram a entrar no estádio. Por ter sido palco da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos, em 1951, a Argentina foi quem abriu o desfile. O número de atletas foi bem menor do que o da cerimônia de abertura, pois muitos já tinham deixado o México.

Depois do desfile, houve o coroamento dos três primeiros colocados da maratona. Solonei Rocha , vencedor da prova, ouviu o hino brasileiro ser executado pela última vez nos Jogos de Guadalajara ao lado dos colombianos Juan Carlos Cardona e Diego Alberto Colorado, que ficaram respectivamente com a prata e com o bronze.

Confira as melhores imagens da segunda semana do Pan

Quando Gonzalez e Raña entraram na festa, o hino da Odepa foi executado. Na sequência, um ato já tradicional nas cerimônias de encerramento dos Jogos: o prefeito de Toronto, Rob Ford, recebeu em mãos a bandeira da entidade, simbolizando o fim do ciclo de Guadalajara e o início da preparação da cidade canadense para receber o Pan em 2015.

O fim do evento contou com um espetáculo de dança e as apresentações do grupo de pop rock mexicano Camila, da cantora norte-americana Colbie Caillat, da banda de reggae jamaicana The Wailers, do cantor argentino Diego Torres e do cantor portorriquenho Ricky Martin.

Veja as fotos da cerimônia

Leia tudo sobre: pan 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG