Objeto simbólico fo apresentado em Amatitán e tem desenho inspirado na planta do agave

Guadalajara deu início à contagem regressiva de 100 dias para o início dos Jogos Pan-Americanos que serão realizados na cidade a partir de 14 de outubro ao divulgar nesta terça-feira a tocha de abertura do evento.

A tocha - apresentada na localidade de Amatitán, pertencente à Rota da Tequila - tem desenho inspirado na planta do agave, da qual se extrai a tradicional bebida alcoólica mexicana. Guardada por "jimadores" - agricultores especialistas no manejo do agave -, a tocha tem folhas verdes com tons de azul e branco, que simulam as folhas da planta.

O símbolo de Guadalajara 2011 mede 70 centímetros de altura e pesa 1,5 quilo, incluindo o dispositivo com gás para manter o fogo durante 12 minutos. O diretor do Comitê Organizador Local, Carlos Andrade Garín, explicou que as folhas da tocha possuem a textura e a forma da planta que dá origem à tequila e que representa um dos elementos característicos da cultura nacional.

"Nossa tocha é um agave, tem a textura e a forma deste símbolo e faz parte da imagem com a qual vamos decorar todos os cenários", destacou Garín. O fogo da tocha pan-americana será aceso no dia 26 de agosto nas pirâmides de Teotihuacán, na região metropolitana da Cidade do México, 50 dias antes do início dos Jogos. Cerca de 3,5 mil corredores levarão a tocha por 50 cidades do país antes da cerimônia de abertura, que acontecerá no Estádio Omnilife.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.