Tamanho do texto

Danilo Nogueira e Ana Cláudia Silva, que estiveram no Rio-2007, não irão aos Jogos de Guadalajara

Com duas competições importantes no mês de outubro, e ainda sem poder se dar ao luxo de ter bons atletas para formar mais de uma equipe, a ginástica brasileira definiu os atletas que, após o Mundial do Japão, vão embarcar para o México, sede dos Jogos Pan-Americanos de 2011 .

A equipe feminina no Pan será formada por Adrian Gomes, Bruna Leal, Daniele Hypólito, Daiane dos Santos, Jade Barbosa e Priscila Cobello. O time masculino terá Arthur Zanetti, Diego Hypólito, Francisco Barreto, Mosiah Rodrigues, Péricles Fouro e Sérgio Sasaki. Ficaram de fora Ana Cláudia Silva, no feminino, e Pétrix Barbosa e Danilo Nogueira, no masculino.

Os três vão disputar o Mundial, a partir da próxima sexta-feira, em Tóquio, mas não disputarão o Pan de Guadalajara. Ana Cláudia disputou o Pan do Rio-2007 e conquistou a prata por equipe. Danilo tem duas medalhas de prata por equipe em Pan - em Santo Domingo-2003 e no Rio-2007 -, além do bronze na barra fixa no Rio-2007. Já Pétrix nunca disputou um Pan.

No Rio-2007, a ginástica brasileira conquistou 11 medalhas, sendo quatro ouros, duas pratas e cinco bronzes. A expectativa para o Pan é de mais medalhas, apesar da maratona que os ginastas vão encarar, saindo do Japão no dia 17 para começar a competir no dia 24, em Guadalajara.

O Mundial vale vaga nas Olimpíadas de Londres, em 2012 . O objetivo é classificar as duas equipes para os Jogos. Para isso, é preciso terminar entre os oito melhores times. Quem ficar entre o 9º e o 16º lugar disputará um pré-olímpico, em janeiro, quando quatro vagas estarão em jogo.

Veja os principais nomes da ginástica artística que estarão no Pan 2011