Organização da edição canadense anuncia volta do esporte e também a inclusão do golfe

Harry How/Getty Images
Seleção brasileira de futsal comemora a conquista da medalha de ouro em 2007
O futsal voltará a fazer parte do programa esportivo dos Jogos Pan-Americanos em sua próxima edição, em Toronto 2015. O anúncio foi feito neste sábado em Guadalajara, em evento realizado pelo comitê organizador canadense, que adiantou também a presença do golfe na competição continental.

Leia mais: seleção brasileira de rúgbi estreia no Pan

A modalidade figurou pela primeira vez no programa do Pan no Rio, em 2007, mas não foi mantida em Guadalajara. Há quatro anos, a seleção brasileira não teve dificuldades para derrotar seus adversários e ficou com a medalha de ouro, com cinco vitórias em cinco jogos, com 26 gols marcados e apenas três sofridos.

O presidente da CBFS (Confederação Brasileira de Futsal), Aécio de Borba Vasconcelos, comemorou a notícia. "É uma vitória, e abre a perspectiva para que o futsal seja incluído no programa olímpico", disse o dirigente.

Outra novidade no programa do Pan em Toronto é o golfe, que também foi incluso nas Olimpíadas do Rio, em 2016. O mesmo vale para o rúgbi 7 , que faz sua estreia em Jogos Pan-americanos em Guadalajara, e estará na edição carioca dos Jogos Olímpicos.

Veja o que está programado para os dois últimos dias do Pan

Apesar do anúncio realizado neste sábado, o programa esportivo final do Pan de Torono 2015 só será decidido no início do próximo ano, em uma reunião entre o comitê organizador canadense e a Odepa (Organização Desportiva Pan-americana).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.