Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

EUA chegam no Pan com obrigação de liderar quadro de medalhas

Nomes conhecidos como Michael Jordan, Mark Spitz e Sugar Ray Leonard também já participaram de Pan-Americanos

EFE |

Uma delegação de 627 atletas (346 homens e 281 mulheres) representará os Estados Unidos nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, uma competição na qual tem a obrigação de liderar o quadro de medalhas.

Entre os nomes mais conhecidos da delegação americana se destacam os da ginasta Shawn Johnson e a atiradora Kim Rhode, com quatro medalhas olímpicas cada uma."Como em cada competição internacional, a equipe dos Estados Unidos buscará competir no máximo de suas possibilidades e representar bem o povo e as pessoas de nosso país, tanto dentro como fora da pista", disse Mark Jones, diretor de comunicações da delegação americana.

Leia o blog do Rogério Romero

Na última edição, realizada em 2007 no Rio de Janeiro, os Estados Unidos conseguiram 237 medalhas, sendo 97 de ouro. Quatro anos antes, em Santo Domingo (República Dominicana), foram 270 no total e 117 douradas. "Nosso objetivo é nos superarmos em cada esporte e, com sorte, retornaremos para casa com algumas medalhas", disse Jones, que não quis especular o número de medalhas que o país deve conquistar.

No caso do basquete masculino, ainda no se sabe quais nomes vão competir em Guadalajara sob comando de Nate Tibbetts, técnico do Tulsa 66ers. No basquete feminino, o elenco é formado por 11 jogadoras universitárias e uma colegial. No beisebol, o esquema da equipe é conhecido há meses. Tratam-se de 24 jogadores que não fazem parte da Liga de beisebol profissional, mas que estão associados a suas franquias. O Chicago White Sox fornece três atletas, e equipes como Boston Red Sox, Chicago Cubs, Florida Marlins, Philadelphia Phillies e Texas Rangers cedem dois jogadores cada. "É uma equipe forte, com um pessoal experiente e jovens jogadores ansiosos para representar seu país. Queremos trazer a medalha de ouro", declarou Paul Seiler, diretor da equipe americana.

Acompanhe o blog da Maurren Maggi

Entre os jovens com mais futuro no elenco se destacacam Brett Jackson, Travis d'Arnaud, Brett Carroll, Jeff Márquez e Scott Patterson. Também fazem parte da delegação os tenistas Nicholas Monroe, Greg Ouellette e Denis Kudla, enquanto que os representantes do atletismo não serão de primeiro nível, mas os resultados conseguidos servirão ao país para avaliar futuras promessas visando Londres 2012.

"Os atletas dos Estados Unidos são extraordinários e competem no limite o tempo todo. Não acho que fatores externos terão um papel importante", declarou Jones. Alguns dos atletas de renome que fizeram parte da equipe dos EUA em outros Pan-Americanos são Arthur Ashe, Sugar Ray Leonard, Mark Spitz e Michael Jordan.

Leia tudo sobre: pan 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG