Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Equipe brasileira de hipismo vai em busca da 20ª medalha em Pans

A maior competição das Américas começa hoje em Guadalajara, mas para os cavaleiros a disputa só tem início no domingo

iG São Paulo |

No próximo domingo, 16 de outubro, o hipismo brasileiro estreia nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara , no México , em busca da 20ª medalha do esporte na maior competição das Américas.

A equipe de adestramento , formada por Rogério Clementino, Luiza Almeida, Mauro Pereira Jr e Leandro Silva, entra na pista com tudo, já na briga pela quinta medalha da modalidade nos Jogos, uma vez que a definição do país campeão por equipes acontece no próprio domingo, primeiro dia de provas. A decisão no individual do adestramento será no dia 19 de outubro. Além de um lugar no pódio dos Jogos do México, estão em disputa também duas vagas olímpicas . Considerando que os Estados Unidos já estão classificados para Londres 2012 , o Brasil pode ficar até em terceiro, caso o ouro ou a prata fique com os EUA para garantir a classificação para os Jogos Olímpicos no adestramento.

Confira também: México se consagra como berço do Pan e relembra feitos históricos

A expectativa por bons resultados é grande. O Brasil tem ao todo 19 medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo quatro no adestramento, quatro no CCE (Concurso Completo de Equitação) e 11 no salto.

Na última edição dos Jogos, em 2007, no Rio de Janeiro, o Brasil conquistou medalhas nas três modalidades: foi bronze no adestramento por equipes e no CCE, prata nos saltos individuais, com Rodrigo Pessoa e ouro nos saltos por equipe. E o investimento para manter o alto nível aumentou com a contratação do inglês Nick Turner, como técnico para o CCE, e do sueco Eric Lette, para o adestramento.

"Praticamente quintuplicamos os postulantes para as seletivas de Adestramento em relação a 2007. O envolvimento de cavaleiros e proprietários foi enorme com aquisição de vários animais de ponta além de técnicos particulares de alto nível . Nossos resultados são significativamente melhores em relação ao último ano. A Equipe definida foi a melhor e estamos bastante otimistas", disse Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hispimo.

Acompanhe o Blog da Maurren Maggi , direto de Guadalajara

Marcio Carvalho, Ruy Leme da Fonseca, Marcelo Tosi, Jesper Martendal e Serguei Fofanoff integram a equipe do CCE que estreia no dia 21 de outubro. A disputa por medalhas no individual e por equipes acontecem ambas no dia 23.

A equipe de saltos entra na pista dia 26 de outubro. Sob o comando do francês Jean Maurice Bonneau, Rodrigo Pessoa, Doda Miranda , Bernardo Alves, Cesar Almeida e Karina Johannpeter entram na pista para brigar pela sexta medalha de ouro do Brasil em Jogos Pan-Americanos. A final dos saltos por equipe será no dia 27 e a do individual no dia 29 de outubro. Vale ressaltar que a equipe brasileira de saltos já está classificada para os Jogos Olímpicos de Londres, depois da quarta colocação no Mundial de Kentucky, em outubro do ano passado. Mesmo assim, o Brasil está com força máxima no México.

Leia o blog Espírito Olímpico : Um Pan-Americano com cara de Pan. E isso é um elogio

"Estamos levando a equipe principal . São todos muito experientes, com medalhas olímpicas, mundiais e pan-americanas. Tenho certeza de que teremos um bom desempenho", finaliza Luiz Roberto Giugni.


 

Leia tudo sobre: Pan 2011Hipismo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG