Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Deixada de lado no Rio, pelota basca retorna ao Pan em Guadalajara

Modalidade fez parte do evento pela última vez na edição de Santo Domingo, em 2003. Mexicanos foram soberanos

Luís Araújo, especial para o iG, em São Paulo |

A pelota basca está de volta aos Jogos Pan Americanos. A modalidade retorna ao evento em Guadalajara depois de ter sido deixada de lado na edição do Rio de Janeiro, em 2007.

A última vez que a pelota basca fez parte do Pan foi em 2003, nos Jogos de Santo Domingo. Na oportunidade, os mexicanos foram amplamente superiores aos demais competidores e ganharam três medalhas de ouro em seis possíveis. Nas outras três provas, ficaram com a prata.

As conquistas mexicanas ocorreram nas provas de mano duplas e nas de frontenis masculino e feminino. A Argentina foi o segundo país mais vencedor da modalidade, tendo levado dois ouros: na pelota goma e no cuero duplas.

A outra prova, a de mano individual, a única da modalidade que não foi disputada em dupla, foi vencida por um cubano: Walteri Agusti. O mexicano Javier Marin e o venezuelano Kemen Bilbao completaram o pódio.

No Pan de Guadalajara, as partidas de pelota basca serão disputadas entre os dias 21 e 27 de outubro. O Brasil não contará com nenhum representante no esporte – assim como ocorreu há oito anos, em Santo Domingo.

Leia tudo sobre: pelota bascapan 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG