Fundista, que tem 14 dias para recorrer, foi afastada da equipe de atletismo do Pan, suspensa e demitida de seu clube

Simone Alevs da Silva comemora a vitória nos 5 mil metros do Troféu Brasil
Gazeta Press
Simone Alevs da Silva comemora a vitória nos 5 mil metros do Troféu Brasil
A contraprova do exame antidoping de Simone Alves da Silva confirmou, nesta sexta-feira, 14 de outubro, o uso de substância proibida durante o Troféu Brasil de Atletismo , realizado no mês de agosto. O anúncio inicial sobre o doping de Simone saiu no dia 5 de outubro, quando a atleta pediu a abertura da contraprova. Ela participaria dos Jogos Pan-Americanos , mas acabou desligada da equipe que viajou para Guadalajara enquanto aguardava o resultado. Nesta sexta-feira, sua inscrição no Pan foi oficialmente cancelada.

Durante o Troféu Brasil, Simone não apenas ganhou a disputa dos 5 mil metros rasos como faturou o primeiro lugar nos 10 mil metros, com direito a estabelecer novo recorde sul-americano na prova . Ela ainda foi selecionada como a melhor atleta do torneio. A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), que revelou o resultado da contraprova, anunciou a suspensão da atleta até que o caso seja julgado em última instância. Simone tem prazo de 14 dias para solicitar julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, instância máxima do esporte brasileiro. Além de perder os resultados do Troféu Brasil, de ser desligada da equipe que competirá no Pan e da suspensão, a fundista foi afastada do clube por qual competia, o Clube de Atletismo BM&FBOVESPA.

O exame revelou o uso de eritropoietina recombinante, conhecida pela sigla EPO. É uma substância produzida naturalmente pelo corpo humano que regula a fabricação de células vermelhas pelo organismo. A substância foi sintetizada e é usada no tratamento de diversas doenças, como anemia, e em processos pré-operatórios de cirurgias com alta taxa de perda sanguinea. Exatamente por essa propriedade, ela tem potencial de melhorar a performance de atletas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.