Brasileiro dominou a prova do começo ao fim. Foi superior a seus adversários e quebrou recorde do Pan

O brasileiro Fernando Reis garantiu a única medalha do Brasil no levantamento de peso nos Jogos Pan-Americanos e ainda quebrou o recorde que foi estabelecido no Rio-07. O brasileiro foi muito superior a seus adversários da categoria acima de 105 Kg e faturou ouro inédito para o Brasil. Fernando não falhou em nenhuma tentativa e garantiu 410 kg no total, 17 kg a mais que o venezuelano Yoel Morales, que ficou com a prata. Welisson Silva, outro brasileiro na competição, mas da categoria até 77 kg, ficou por 1 kg do bronze . As brasileiras Jaqueline Ferreira e Liliane Menezes não chegaram nem perto de ganhar medalha .

Leia também: Confira o que rolou na natação do Pan no blog do Rogério Romero

Fernando, que no Rio-07 falhou nas primeiras tentativas e não concluiu a prova, começou muito bem em Guadalajara. Logo de cara ele já levantou o maior peso no arremesso, 176 kg. Na tentativa seguinte bateu o recorde ao levantar 181 kg. Não contente, ainda elevou o recorde para 185 kg. Nenhum de seus adversários passou da marca dos 175 kg.

Confira o calendário do Pan-Americano

Na segunda etapa, a de arremesso, Fernando continuou na mesma pegada e aumentando mais ainda seus pesos. Começou com 211 kg, passou para 216 e fechou com 225, batendo mais dois recordes pan-americanos, o de arremesso e também o total, somando 410 kg.

Veja como está o quadro de medalhas

Os recordes quebrados pelo brasileiro foram estabelecidos no Pan de 2007, no Rio de Janeiro, pelo chileno Cristian Escalante, que levantou 180 kg na arrancada, 221 kg no arremesso e totalizou 401 kg.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.