Tamanho do texto

Dois pontos de Jose Juan Barea no fim definem vitória dos portorriquenhos sobre o México na decisão. EUA ficam com o bronze

O título do basquete masculino nos Jogos Pan-Americanos ficou com Porto Rico, que bateu o México na decisão neste domingo por 74 a 72. A partida foi marcada pelo equilíbrio, mas os portorriquenhos asseguraram a vitória que valeu a medalha de ouro com uma cesta do armador Jose Juan Barea no último segundo.

Leia também: Basquete brasileiro tem pior rendimento da história do Pan

Herói do jogo, Barea registrou 18 pontos e oito assistências no confronto. Mas quem teve atuação mais destacada na equipe de Porto Rico foi o ala Renaldo Balkman, responsável por 28 pontos e 12 rebotes.

Confira o quadro de medalhas do Pan

No México, a principal figura foi o armador Jovan Harris, que somou 18 pontos e cinco rebotes. Já Paul Stoll, que também é armador, colaborou com 14 pontos e quatro assistências.

Leia também: Brasil vence Canadá e fica em quinto

Esta é a segunda medalha de ouro da seleção masculina de Porto Rico na história do Pan. A outra foi conquistada nos Jogos de Havana, em 1991. O resultado também acaba por coroar o domínio do país na modalidade em Guadalajara, visto que o time feminino também se sagrou campeão em solo mexicano .

Bronze
A exemplo do que aconteceu na decisão, o jogo que definiu o medalhista de bronze também foi bastante parelho e decidido apenas nos segundos derradeiros. No fim, os Estados Unidos levaram a melhor sobre a República Dominicana e encerraram a competição em terceiro lugar.