Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

COB reconhece dificuldade do Brasil repetir desempenho do Rio-07

Superintendente da entidade prefere não falar em números para Guadalajara e estabelece como meta classificação a Londres-2012

iG São Paulo |

O Brasil teve o seu melhor desempenho nos Jogos Pan-Americanos em 2007, quando o Rio de Janeiro recebeu a competição. Foram 52 medalhas de ouro, 40 de prata e 65 de bronze, totalizando 157. Em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, o superintendente de Esportes do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), reconhece que dificilmente a delegação brasileira subirá ao pódio tantas vezes em Guadalajara e que a meta é classificar o maior número possível de atletas para as Olimpíadas de Londres, em 2012.

“Cerca de 100 vagas estarão disponíveis em 12 modalidades, estamos cientes da dificuldade de manter o mesmo número de medalhas conquistadas no Rio, em 2007, mas trabalhando para obter o melhor resultado possível,” afirmou Freire.

O executivo aponta que fatores como o tamanho da delegação, o conhecimento prévio dos locais da competição e a não necessidade de viajar e de fazer aclimatação costumam ajudar bastante os países que recebem os Jogos.

“Vale destacar também o crescimento esportivo dos principais adversários do Brasil, como México, Canadá, Argentina, Colômbia e Venezuela, além dos EUA, a primeira força, e Cuba, com longa tradição de conquistas no Pan”, reforçou Freire. “Portanto, a concorrência pelas medalhas em Guadalajara será muito grande”.

Com os 52 ouros que conquistou, o Brasil foi o terceiro colocado no quadro de medalhas do Pan do Rio. Cuba, com 59, e os EUA, com 97, ficaram à frente.

Leia tudo sobre: pan 2011comitê olímpico brasileiro

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG