Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Ciclista brasileiro tem esperança por pódio no México

Deivlim ficou fora do Pan do Brasil e agora vai com tudo para a competição deste ano

Éwerton Araujo, especial para o iG em São Paulo |

Aos 32 anos de idade, Deivlim Carlos Balthazar, vai ao seu primeiro Pan-Anericano na modalidade ciclismo BMX. Deivlim ficou fora do Pan do Rio de Janeiro após ter quebrado a mão e vai à Guadalajara com motivação e esperança de pódio. Com foco total no Pan, o atleta tem treinado de quatro a oito horas por dia em Americana, sua cidade natal.

“Para o Pan-Americano aqui do Brasil eu fui convocado com um ano de antecedência. Estava bem fisicamente, ganhando todas as etapas, mas três meses antes eu caí numa competição e quebrei a mão. Ainda consegui voltar a treinar um mês antes do início do Pan, mas acabei perdendo minha vaga para outra atleta e a frustração foi enorme”, disse.

Arquivo pessoal
“Conhecendo os meus adversários, acredito que dê para chegar na final"


Desde então virou um sonho e uma meta ir para a competição no México. Mesmo sem saber se ia ou não ser convocado para a competição deste ano, pois a convocação é feita pouco tempo antes e o critério só é revelado na época, desde janeiro ele começou a treinar focado no Pan. Ganhou o brasileiro na categoria elite e se tornou o segundo brasileiro melhor ranqueado no UCI – União Ciclística Internacional, ficando atrás somente de Renato Rezende.

E o esforço não foi em vão. O critério usado pela CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo, foi a colocação dos ciclistas no ranking da UCI. Deivlim foi um dos quatro atletas convocados para representar o Brasil no Pan-Americano de Guadalajara , que acontece entre os dias 14 e 30 de outubro, e acredita em medalha.

Uma vez na final, aí quem leva medalha são os que erram menos. Vai muito do dia do atleta. Se acordou bem, vai bem. Se acordou mal, vai mal. Mas meu objetivo é chegar ao pódio. Independente de qual medalha for!”, afirmou.

Além de Deivlim, também foram convocados para ir ao Pan pelo equipe brasileira de ciclismo BMX: Renato Rezende, Naiara de Almeida e Squel Saunes Stein. Todos eles vão para o México no dia 15, juntamente com o técnico da equipe, Guilherme de Azambuja Pussieldi. 

Naiara e Renato estão nos Estados Unidos, onde participam da Copa do Mundo de Supercross, que iniciou no último dia 29 e se encerra no próximo domingo (2). Lá, os dois têm a árdua missão de conseguir pontos a fim de classificar o Brasil para as Olimpíadas de Londres-2012 . E, em paralelo, se prepararem para a disputar do Pan.

Já Deivlim, que não foi convocado para a competição nos Estados Unidos, treina em sua cidade sobe auxilio técnico do treinador da seleção brasileira, por e-mail, e também de um treinador chileno, Andrés Acevedo, conhecido por Coto, também por e-mail.

Para o trabalho técnico de Coto, o atleta precisa pagar por isso. Dinheiro que ele consegue dando aula de bicicross para iniciantes e também com auxílio técnico à atletas que já praticam o esporte.

Arquivo pessoal
“Conhecendo os meus adversários, acredito que dê para chegar na final"

Leia tudo sobre: ciclismo BMXpan 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG