Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Ciclismo MTB brasileiro busca se aproximar das Olimpíadas

Medalhistas de prata, Rubens Donizete e Edivando Souza Cruz têm como meta somar pontos para o Brasil no ranking olímpico

iG São Paulo |

Na disputa masculina do ciclismo MTB nos Jogos Pan-Americanos , o Brasil conta com dois nomes experientes: Rubens Donizete foi medalha de prata no Rio de Janeiro, em 2007, e Edivando Souza Cruz teve o mesmo resultado quatro anos antes, em Santo Domingo. Em Guadalajara, eles esperam subir ao pódio novamente e, além disso, ajudar o Brasil a somar pontos no ranking classificatório para as Olimpíadas de Londres, em 2012 .

Apesar de reconhecer a força dos concorrentes de outros países, Donizete mostra-se bastante confiante. “Todos são ciclistas experientes. Já competi com vários deles e sei que posso superá-los. Meu objetivo principal é conquistar uma medalha para o Brasil, mesmo sabendo que esta tarefa não será nada fácil,” afirmou o atleta.

Acesse o blog da Maurren Maggi, direto de Guadalajara

Donizete viu de perto o nível de alguns dos 19 adversários de outros países que terá pela frente no Pan durante o Mundial de MTB deste ano, realizado na Suíça. Na oportunidade, o ciclista mineiro ajudou a equipe brasileira a somar pontos na prova de revezamento por equipes . Com isso, o país chegou ao 24º lugar no ranking olímpico da UCI (União Ciclística Internacional) – posição limite para assegurar ao Brasil o direito de inscrever um atleta nos Jogos de Londres.

O sucesso no Pan seria fundamental para que o país se mantivesse na zona de classificação às Olimpíadas. E, de acordo com a projeção de Donizete, esta meta será atingida no México. “Tanto eu como o Edivando estamos bem preparados e confiantes na conquista de medalha para o Brasil”, disse.

Leia o blog do Rogério Romero

Na disputa feminina, quem representará o Brasil no ciclismo MTB é Érika Gramiscelli, de 29 anos de idade. Ao contrário do que acontece com os dois atletas do masculino, a mineira fará a sua estreia no Pan. Tetracampeão brasileira, ela luta para mostrar no México a dominância demonstrada nas competições caseiras.

As duas provas de ciclismo MTB serão realizadas neste sábado na cidade de Tapalpa, localizada a cerca de 130 km de Guadalajara. A largada para as mulheres será às 11h de Brasília. Já a disputa entre os homens tem início marcado para as 13h30.

Leia tudo sobre: pan 2011ciclismo mtbbrasil

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG