Grande surpresa do torneio foi a queda de Cuba para os americanos na semifinal

O beisebol dos Jogos Pan-Americanos tem um novo “dono”. Após anos de hegemonia de Cuba, o Canadá venceu a final diante dos Estados Unidos nesta terça-feira por 2 a 1 e encerrou a disputa do torneio em Guadalajara com a medalha de ouro.

Veja também: Conheça as seleções que disputaram o beisebol no Pan

Os cubanos chegaram ao México como franco favoritos ao ouro. No total, eles haviam conquistado nada menos do que dez das 12 últimas medalhas de ouro disputadas. Porém, acabaram derrotados pelos norte-americanos na semifinal, que entraram na disputa com um time semi-profissional.

Confira o calendário completo dos Jogos

A equipe da ilha caribenha teve que se contentar com a medalha de bronze assegurada também nesta terça. A equipe superou o México por 6 a 0, sem dificuldades, e ficou em terceiro lugar.

O Brasil não participou da competição, ao contrário do que aconteceu no Rio-2007. A seleção verde-amarela até conseguiria a classificação para os Jogos sem maiores dificuldades, mas a saída da modalidade da grade olímpica cortou os incentivos do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Com isso, a equipe ficou sem verbas para disputar as eliminatórias em Porto Rico.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.