Tamanho do texto

Nas provas individuais, Daniel Xavier foi o melhor do país com a 11ª colocação. Entre as mulheres, a melhor foi Sarah Nikitin, 22ª

Eduardo Verdugo/AP
Atleta mexicana confere suas marcas no primeiro dia de competições no tiro com arco
A competição de tiro com arco começou a ser disputada nesta segunda-feira no Pan-Americano . O torneio terá dois dias da primeira rodada de provas classificatórias e, na estreia, na competição de tiro longo, os brasileiros ficaram longe dos líderes tanto no masculino como no feminino.

O Brasil, que não leva uma medalha na modalidade desde 1983, já previa dificuldades neste Pan. Segundo o chefe da delegação, como Estados Unidos e México estariam completos, o Pan será até mais complicado do que a seletiva olímpica .

Veja o quadro de medalhas do Pan 2011

Nesta segunda, depois dos tiros de 90 m e 70 m no masculino, Daniel Xavier foi o melhor brasileiro, com a 11ª colocação, com 632 pontos. A liderança ficou com o norte-americano Brady Ellison, com 652 pontos. No feminino, após a prova de 70 m e 60 m, a melhor atleta do país foi Sarah Nikitin , que ficou com o 22º lugar, com 604 pontos. Os Estados Unidos também foram os melhores entre as mulheres, com Miranda Leek, com 675 pontos.

A classificatória individual segue nesta terça-feira. Nos dois primeiros dias é definido o chaveamento e, a partir daí, os confrontos são em formato mata-mata (1° contra 32° e assim por diante). As medalhas serão definidas na sexta-feira (21 de outubro) e no sábado (22 de outubro), entre os oito melhores no masculino e os oito melhores no feminino.

Veja o calendário do Pan 2011

Na prova por equipes, a previsão sobre os favoritos do chefe da delegação brasileira está se comprovando. O Estados Unidos são os lideres no masculino (1.926 pontos), seguido por México (1.908) e Canadá (1.874). O Brasil aparece em quinto lugar (1.835). No feminino, México (1.968), Estados Unidos (1.957) e Venezuela (1.887) lideram. As brasileirão estão na 10ª e última colocação (1.769).

As quatro melhores equipes avançam para as finais no tiro com arco.

Aniversariante do dia

A mexicana Alejandra Valencia fechou o dia na terceira colocação no individual e ganhou os parabéns das rivais. A jovem completou 17 anos nesta segunda-feira. "Muita gente se lembra do seu aniversário de 17 anos. Eu sempre vou lembrar de hoje como o meu primeiro dia de competições nos Jogos Pan-Americanos", disse Valencia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.