Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Brasileira vai a Guadalajara em busca do tetra no caratê

Lucélia Brose conseguiu sua primeira medalha de ouro no Pan de 1999

Marcel Frota, especial para o iG, em São Paulo |

A brasiliense Lucélia Brose, 33 anos, talvez seja a aposta mais provável de medalha de ouro para o caratê do Brasil nos Jogos Pan-Americanos. Pelo menos no que diz respeito ao retrospecto dela na competição, o desafio parece uma barbada. A carateca ficou com o ouro nas três últimas edições dos jogos (Winnipeg/1999, Santo Domingo/2003 e Rio de Janeiro/2007). Ela é a única atleta brasileira a conquistar três medalhas de ouro em Pan disputando esportes individuais. Na competição deste ano, que será realizada em Guadalajara, no México, ela tentará ampliar ainda mais o feito, em busca do tetracampeonato Pan-Americano.

Lucélia também deixou sua marca de vitórias nos Jogos Sul-Americanos. Ela é tricampeã (Cuenca/1998, Brasil/2002 e Buenos Aires/2006), além da meldalha de bronze no mundial da Espanha, em 2002. Se isso tudo por si só já não rendesse destaque especial para a atleta brasileira, ela ainda tem algumas curiosidades em sua carreira que também são bastante peculiares. No início, quando tinha 12 anos, precisou esconder da mãe que andava praticando caratê, que não apreciava a ideia de ver a filha lutando. Por isso mesmo, até os 15 anos, Lucélia teve de administrar as atividades no tatame com o balé e a natação.

Talvez parar evitar passar pelo mesmo problema quando adulta, a vida lhe reservou um destino interessante: um marido carateca. Lucélia é casada com o Douglas Brose, que também estará no Pan de Guadalajara para, como ela, disputar uma medalha no esporte. No total, haverá competição em dez diferentes categorias nos jogos de Guadalajara, cinco no masculino (menos 60 quilos, de 60 a 67 quilos, de 67 a 75 quilos, de 75 a 84 quilos e acima de 84 quilos) e cinco no feminino (menos de 50 quilos, de 50 a 55 quilos, de 55 a 61 quilos, de 61 a 68 quilos e acima de 68 quilos).

Confira a lista dos caratecas brasileiros que disputarão o Pan:

Valéria Kumizaki
Categoria: até 55kg

Wellington Rodrigues Barbosa
Categoria: acima de 84kg

Jéssica da Dalt Candido
Categoria: até 50kg

Douglas Santos Brose
Categoria: até 60kg

Jeanis Cristina Colzani
Categoria: acima de 68kg

Lucélia Brose
Categoria: até 68kg

Leia tudo sobre: pan 2011carate

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG