Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Brasil toma nova virada e está eliminado no basquete masculino

Depois de abrir 20 pontos de vantagem no terceiro quarto, seleção permite virada da República Dominicana e sai de quadra derrotada

iG São Paulo |

O basquete masculino brasileiro deu adeus ao sonho do quarto ouro consecutivo nos Jogos Pan-Americanos . A exemplo do que ocorreu contra os EUA , a seleção teve a partida contra a República Dominicana sob controle durante a maior parte do tempo e chegou a abrir 20 pontos de superioridade no terceiro quarto. Mas nos dez minutos finais, o time sofreu um apagão e viu a toda a vantagem ser destruída. No fim, saiu de quadra derrotado por 85 a 77 e eliminado da competição.

Leia também: Brasil leva virada no fim e perde dos EUA

O resultado encerra uma sequência de três títulos seguidos da equipe masculina no Pan. Depois de vencerem em Winnipeg-99, Santo Domingo-03 e Rio-07, os brasileiros terão de se contentar com a disputa do quinto lugar. Já os dominicanos se juntam aos EUA na semifinal.

Confira o calendário dos Jogos Pan-Americanos

O principal destaque da vitória da República Dominicana foi o ala-pivô Jack Martinez, que foi o cestinha do jogo com 22 pontos e ainda apanhou nove rebotes. Quem também se destacou foi Victor Liz, que saiu do banco e anotou 15 pontos em sete minutos ao acertar todos os quatro arremessos que tentou.

Veja como está o quadro de medalhas do Pan

No Brasil, o ala-armador Marcelinho Machado foi o principal anotador com os 17 pontos que fez, além de ter somado cinco assistências e quatro rebotes. Já o ala Arthur Belchor somou 15 pontos e três rebotes.

O jogo
O equilíbrio ditou o ritmo da partida no início, com as duas equipes muito próximas no placar o tempo todo. Os dominicanos concentraram a maior parte das suas jogadas ofensivas dentro do garrafão, usando Martinez, e conseguiram terminar o primeiro quarto com a vantagem mínima de um ponto: 20 a 19.

Com uma defesa mais eficiente, o Brasil melhorou no segundo período e assumiu a ponta do marcador. A marcação em cima de Martinez passou a dar resultado, forçando o dominicano a cometer alguns desperdícios de posse de bola.

A primeira metade terminou com sete pontos de liderança para os brasileiros: 40 a 33. A equipe seguiu mostrando superioridade em relação ao oponente no retorno para a segunda metade e foi abrindo distância cada vez maior. A vantagem atingiu a casa das duas dezenas nos minutos finais do terceiro quarto, após uma cesta de Lucas Cipolini que deixou o placar em 68 a 48.

Leia também: Seleção feminina chega ao Brasil lamentando eliminação na semifinal

Mas foi neste momento que a reação dominicana teve início. A defesa pressionou bastante o ataque brasileiro, que parou de funcionar e produziu apenas nove pontos no restante do confronto. Já o ataque voltou a encaixar as suas jogadas de garrafão, muito por conta do sucesso de Martinez no duelo contra seus marcadores.

O Brasil perdeu a liderança no placar quando restavam cerca de dois minutos para o fim e não conseguiu reunir forças para voltar a ameaçar o adversário. Melhor para a República Dominicana, que saiu de quadra com a vaga na semifinal.

Leia tudo sobre: pan 2011basquetebrasil

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG