Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Brasil supera Colômbia e fica com o bronze no basquete feminino

Depois de primeiro tempo instável, seleção limita oponente a apenas 18 pontos nos dois últimos quartos e fica com o terceiro lugar

iG São Paulo |

O basquete feminino do Brasil se despediu dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com a medalha de bronze. Após a eliminação na semifinal diante de Porto Rico , a seleção brasileira entrou em quadra nesta terça-feira para enfrentar a Colômbia brigando por um lugar no pódio. Depois de uma primeira metade bastante instável, a equipe limitou o adversário a apenas 18 pontos durante os dois últimos quartos, disparou no placar e confirmou a vitória por 87 a 48.

Fábio Sormani: Brasil fica com o bronze, mas deveria ter vencido o ouro

Esta foi a 11ª medalha do basquete feminino brasileiro em 16 edições do Pan. São três ouros, quatro pratas e, agora, quatro bronzes. O último título na competição aconteceu em Havana-91. A medalha de ouro ficou com a responsável pela eliminação do Brasil na semifinal: a seleção de Porto Rico, que bateu o México na final por 85 a 67 .

Confira o calendário completo do Pan

Deixada no banco de reservas durante todo o segundo tempo da partida contra Porto Rico, Iziane Marques foi a cestinha do confronto com 20 pontos. A ala-armadora teve ainda seis rebotes durante os 23 minutos em que esteve em quadra. Duas pivôs também se destacaram na equipe: Erika de Souza somou 14 pontos e nove rebotes, ao passo que Gilmara Justino contribuiu com dez pontos e oito rebotes.

Na Colômbia, a única jogadora que conseguiu atingir o dígito duplo na pontuação foi Leidy Sanchez, que fez 12 pontos e ainda apanhou quatro rebotes. O fato de ter anotado somente 48 pontos é reflexo do desempenho que o time teve nos arremessos durante a partida. Foram apenas 16 acertos em 72 tentativas, resultando em um aproveitamento de 22%.

O jogo
O Brasil largou na frente ao anotar nove dos 11 primeiros pontos da partida e manteve-se em vantagem no placar o tempo todo. Apesar de se precipitar bastante no ataque, a equipe contou com uma série de erros ofensivos das colombianas para encerrar o quarto inicial vencendo por 24 a 11.

Os erros brasileiros ficaram ainda mais constantes no período seguinte. A Colômbia chegou a baixar a desvantagem para sete pontos, e poderia ter se aproximado de forma ainda mais ameaçadora se não tivesse continuado a pecar tanto na finalização das jogadas de ataque.

Confira o quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos

O placar no intervalo apontava apenas 11 pontos de superioridade brasileira: 41 a 30. Mas qualquer esperança de virada das colombianas desapareceu logo nas primeiras posses de bola do segundo tempo. O Brasil voltou dos vestiários mais ligado, conseguiu diminuir bastante os erros e disparou de vez no marcador.

O ataque da Colômbia, que já apresentava muitos erros no início do confronto, teve rendimento ainda pior nos dois últimos quartos. Foram apenas 18 pontos marcados ao longo dos 20 minutos finais. Melhor para a seleção brasileira, que deixou o placar bastante elástico e confirmou a vitória por 39 pontos de diferença.

Leia tudo sobre: pan 2011basquetebrasil

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG