Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Brasil garante bronze e vaga olímpica no hipismo CCE

País fechou a prova de saltos, última da modalidade, na 3ª colocação. Argentina, 4ª colocada, também assegurou lugar em Londres

iG São Paulo |

Os cavaleiros brasileiros do CCE (Concurso Completo de Equitação) fecham os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com duas conquistas: a medalha de bronze por equipes e a vaga olímpica para Londres 2012.

Veja o calendário completo do Pan-Americano

Assim como na disputa do adestramento e do cross country, os brasileiros seguraram a terceira colocação geral na prova de saltos, que encerrou a modalidade CCE do hipismo neste domingo. Com um total de 209.80 pontos em penalidades, o Brasil ficou com o bronze. O ouro foi para a equipe dos Estados Unidos (138.60) e a prata para o Canadá (172.50).

Veja todos os resultados de Guadalajara em tempo real

O CCE no Pan daria duas vagas para as Olimpíadas de Londres. Como norte-americanos e canadenses já estavam classificados, Brasil e Argentina, quarta colocada no geral com 229.50 pontos, foram beneficiados e asseguraram seus lugares nos Jogos do ano que vem.

Leia mais sobre o Pan-Americano no blog do Romero

"Hoje foi bem apertado, os argentinos chegaram bem perto, Eles tiveram dois cavaleiros que zeraram o percurso de saltos", disse Márcio Jorge, que ainda comemorou a vaga olímpica. "Vai ser especial poder competir na Inglaterra, que é o berço do CCE, o melhor país do mundo no esporte".

AP
Brasil recebe o bronze na modalidade CCE do hipismo no Pan-Americano 2011

"Estamos todos muito contentes. A equipe se apresentou muito bem e podemos dizer que foi uma vitória da superação", disse Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH (Confederação Brasileira de Hipismo).

"Ontem (sábado) tivemos a queda do Ruy (ele foi desclassificado na etapa do cross country) e hoje (domingo) a égua do Guega (Serguei Fofanoff) acordou sentindo um pouco. Os veterinários fizeram um tratamento intensivo e ela conseguiu se recuperar a tempo de passar na inspeção. Caso contrário estaríamos fora da competição. Foi uma vitória da união do grupo e isso realmente é muito emocionante", completou Giugni.

Nas provas de saltos deste domingo, Sergei Fofanoff e Marcelo Tosi completaram o percurso sem falhas. Já Jesper Martendal, único cavaleiro da equipe do Brasil que passou pela prova de cross country sem falhas no sábado, teve 16 penalidades na primeira volta e nenhuma na segunda. Márcio Jorge fechou o dia com 4 penalidades.

Esta foi a vigésima medalha do Hipismo brasileiro em Jogos Pan-Americanos e a quinta do CCE. Em 2007, a equipe brasileira também havia ficado com o bronze.

Canadá e EUA dominam no individual
A prova de salto ainda definiu os medalhistas no individual no CCE. Jessica Phoenix, do Canadá ficou com o ouro, seguida por dois norte-americanos, Hannah Sue Burnett e Bruce Davidson Jr.

Leia mais sobre hipismo no Pan 2011 no iG Esporte

Leia tudo sobre: pan 2011hipismoccebrasillondres 212

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG