Tamanho do texto

Equipe brasileira não repete bons resultados, mas volta da etapa da República Tcheca mais experiente

Em sua última competição preparatória para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, a seleção brasileira de ginástica de trampolim não conseguiu cumprir a meta de alcançar ao menos uma final, mas ao menos voltou da República Tcheca com mais experiência. A equipe foi a Jablonec, disputar a etapa da Copa do Mundo, com cinco ginastas, sendo que quatro deles estarão no Pan, a partir do dia 14. O melhor resultado foi alcançado por Rafael Andrade, 21º colocado nas eliminatórias entre 50 competidores. Apenas oito foram à final.

Veja também: Conheça os destaques da ginástica rítmica no Pan-Americano

Finalista na etapa de Tóquio, no Japão, em julho, Carlos Ramirez foi o 36º nas eliminatórias. A competição na República Tcheca foi forte, porque também serviu como preparação para o Mundial da modalidade, que será em novembro, em Birmingham, na Inglaterra. A China, como sempre, dominou. Dong Dong venceu no masculino e Dan Li, no feminino. Dos possíveis adversários brasileiros no Pan, o canadense Sebastien St-Germain foi o 23º e dois mexicanos (José Alberto Vargas, 28º, e Rene Alejandro Navarro, 30º) ficaram na frente de Ramirez.

Leia mais sobre os esportes que irão ao Pan no blog Espírito Olímpico

Das três brasileiras que estiveram em Jablonec, apenas Taissa Garcia não vai ao Pan. Taissa foi a 33ª nas eliminatórias. Daienne Cardoso, a 26ª, e Giovanna Matheus, medalha de bronze na etapa de Tóquio, foi apenas a 37ª entre 41 ginastas. Giovanna é a primeira medalhista do trampolim em Pan - bronze no Rio-2007. A canadense Kailey Mcleod, provável adversária nos Jogos do México, foi melhor que as brasileiras, terminando em 23ª. E a mexicana Alejandra Fernandez Lomeli alcançou a 28ª posição.

A expectativa para a etapa na República Tcheca era de ter algum atleta disputando a final. O objetivo não foi alcançado e agora os ginastas miram o Pan. A equipe volta ao Brasil nesta segunda e viaja para o México no dia 9.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.