Liderada por Iziane e Erika, equipe comandada por Enio Vecchi inicia campanha no Pan com vitória por 25 pontos de diferença

A seleção feminina de basquete iniciou nesta sexta-feira sua caminhada nos Jogos Pan-Americanos com vitória. No confronto diante do Canadá, a equipe comandada por Enio Vecchi foi superior ao adversário o tempo todo e ganhou sem dificuldades pelo placar de 78 a 53.

Leia também: Com Iziane, seleção feminina busca encerrar jejum de 20 anos no Pan

A ala-armadora Iziane Marques foi bem no seu retorno à seleção e deixou a quadra como a cestinha do jogo ao marcar 16 pontos. Além disso, pegou três rebotes. Quem também se destacou foi a dupla titular de garrafão: Erika de Souza somou 15 pontos e dez rebotes, ao passo que Damiris Amaral teve 11 pontos e três rebotes.

Pelo Canadá, quem teve melhor atuação foi Justine Colley, dona de 14 pontos e sete rebotes. Já Alisha Tatham registrou nove pontos e cinco roubos de bola.

Leia também: Brasileiras afirmam que só perdem o ouro em caso de desastre

A partida teve equilíbrio apenas nos minutos iniciais, quando as duas equipes trocaram cestas e mantiveram-se próximas no marcador. Isso até o Brasil encaixar uma sequência de sete pontos consecutivos e abrir 17 a 10. A partir daí, as canadenses não conseguiram mais voltar a igualar o confronto.

O primeiro quarto terminou com vitória brasileira por 24 a 15. A vantagem rapidamente alcançou os dois dígitos no período seguinte, muito por conta do domínio exercido dentro do garrafão ofensivo. Contando com uma série de desperdícios do ataque canadense, o Brasil anotou nove dos 11 últimos pontos do jogo antes do intervalo e chegou aos vestiários vencendo por 43 a 25.

Leia também: Iziane desabafa e diz que não estava passeando durante o Pré-Olímpico

Os 18 pontos de vantagem fizeram com que a equipe brasileira retornasse para a segunda metade mais relaxada. As canadenses se aproveitaram e conseguiram baixar a diferença para apenas dez pontos ao final do terceiro quarto.

Mas quando a partida dava sinais de que ficaria parelha, o Brasil voltou a controlar o adversário da maneira que havia feito nos dois primeiros períodos e disparou novamente, chegando a levar a superioridade sobre o rival para a casa dos 20 pontos nos minutos finais e confirmando a vitória com tranquilidade.

Confira como estáo quadro de medalhas do Pan

Buscando a segunda vitória na competição, o Brasil volta à quadra neste sábado para enfrentar a Jamaica, às 13h30 de Brasília.

Surpresa
Atuais campeãs do basquete feminino do Pan, os EUA estrearam no torneio de Guadalajara com derrota. Em partida definida apenas nos momentos derradeiros, a equipe norte-americana foi superada pela Argentina pelo placar de 58 a 55.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.