Depois de um jogo fraco diante da dupla cubana, os brasileiros dominaram a partida e venceram por 2 sets a 0

Alison derruba dominicanos em ponto do Brasil na vitória desta quarta-feira
Vipcomm
Alison derruba dominicanos em ponto do Brasil na vitória desta quarta-feira
A dupla Alison / Emanuel , atual campeã mundial e dona do título do Circuito Mundial deste ano, está nas quartas de final dos Jogos Pan-Americanos . Na arena montada em Puerto Vallarta, os brasileiros venceram os dominicanos Perez e Recio por 2 sets a 0, com parciais de 21/13 e 21/12, e avançaram no torneio.

Leia também: Juliana e Larissa batem canadenses e estão na semifinal

Os brasileiros se recuperaram da derrota da tarde de terça-feira. Alison e Emanuel foram surpreendidos pelos cubanos Gonzalez e Piña e perderam por 2 a 0, e dependiam do resultado desta tarde para avançar. No jogo contra a dupla dominicana, os líderes do ranking voltaram a acertar o tempo no bloqueio e a errar menos e venceram com facilidade. Alison marcou todos os sete pontos no bloqueio da dupla, sendo três pontos em sequência na segunda parcial, e eles deram apenas cinco pontos de graça, contra 11 dos rivais.

"Foi um momento que me deu ainda mais confiança, pois bloquear é o que eu mais gosto de fazer em quadra. Esses três bloqueios trouxeram confiança para mim e para o time", disse o "Mamute".

Ele ainda lembrou que a derrota a dupla cubana abalou. "Os dominicanos têm um técnico cubano e, com o que houve na terça-feira, quando entrei apático em quadra, tentaram nos intimidar desde o aquecimento, mas soubemos nos impor e não deixamos eles crescerem na partida em momento algum", comentou.

Já Emanual ressaltou a concentração da dupla brasileira. "Acho que a principal diferença em relação ao jogo anterior foi o foco. Precisamos dar o nosso melhor desde o início, foi a grande lição do jogo que perdemos. E dessa vez forçamos o saque e conseguimos induzir erros dos adversários", afirmou.

O jogo
No primeiro set, o Brasil saiu na frente e os dominicanos buscaram o empate ainda em 4 a 4, com um ataque errado de Alison. Depois, a dupla nacional deslanchou. Com bloqueio de Alison, apelidado de Mamute, o Brasil abriu 14/8. Mais tarde, com Emanuel no ataque, o placar mostrava 18 a 9. Para fechar a parcial, Alison venceu uma dividida na rede.

Veja como está o quadro de medalhas do Pan

No segundo set, os brasileiros ficaram à frente todo o tempo. Com Alison no bloqueio, marcaram 9 a 4. A vantagem só aumentou e chegou a 19 a 11 num erro de levantamento da dupla dominicana. Para encerrar, 21 a 12, mais uma vez com Alison, e final de jogo.

Além dos brasileiros, os cubanos Gonzalez e Piña, que venceram Escobar e Monge, da Costa Rica, por 2 a 0 e fecharam a primeira fase invictos, também avançaram às quartas na liderança da chave.

Agora, Alison e Emanue enfrentam William e Zanotta, do Urugai, na disputa pela vaga na semifinal. A partida será nesta quinta-feira, às 15h (horário de Brasília).

"Não conhecemos a dupla do Uruguai, teremos que nos adaptar ao jogo deles durante a partida. Mas para um confronto de quartas-de-final a receita é simples: precisamos nos entregar 100% desde o início", falou Emanuel, campeão em 2007 ao lado de Ricardo.

Saiba todos os resultados do dia em Guadalajara

Ainda nesta quarta-feira, Juliana e Larissa venceram as canadenses Bansley e Maloney nas quartas de final e garantiram o lugar na semifinal do Pan-Americano. As brasileiras defendem o título conquistado no Rio-07.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.