Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Adolescente surpreende e conquista bronze na patinação

Gaúcha Talitha Haas, de 16 anos, ficou atrás da argentina Elizabeth Soler e da chilena Marisol Villarroel

iG São Paulo |

Divulgação/Vipcomm
Brasileira Talitha Haas faz bela apresentação e estreia no Pan com bronze
A jovem brasileira Talitha Haas, de 16 anos, surpreendeu e conquistou, nesta segunda-feira, a medalha de bronze na patinação artística nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Leia mais: Marcel Stürmer fatura o tri

Na prova desta segunda, o programa longo, que vale 75% da nota total, Talitha competiu ao som de ritmos brasileiros. Somando a nota com a do primeiro dia, o programa curto (116.50 pontos), quando ficou na quarta colocação, a gaúcha totalizou 484.60 pontos. A vencedora foi a argentina Elizabeth Soler, com 516.50, seguida pela chilena Marisol Villarroel, com 494.40.

No programa longo, apresentado nesta segunda, os patinadores têm mais liberdade para criar movimentos e interpretar o personagem escolhido. No programa curto, os atletas precisam fazer movimentos obrigatórios.

Confira o calendário do pan de Guadalajara

Talitha ainda é júnior e tem uma medalha em Mundial - em Freiburg, na Alemanha, em 2009. A patinadora brasileira sentiu um pouco a pressão de seu primeiro Pan. Na estreia, domingo, caiu durante a apresentação. No segundo dia, foi melhor e saiu da quarta colocação para conquistar o bronze. "Tenho que trabalhar esse lado do nervosismo, depois que caí senti muito a pressão", contou.

Getty Images
Chilena Marisol Villarroel, argentina Elizabeth Soler e Talitha Haas (da esq. para dir.) no pódio

Sua treinadora, Janaína Espíndola, medalha de bronze em Winnipeg 1999, aposta em muitos bons resultados para sua pupila. "A Talitha começou mal, mas conseguiu se recuperar. Ela é um exemplo, uma guerreira. Ainda vai ganhar muita experiência, que faz falta às vezes. Mas ela tem um futuro brilhante pela frente", avaliou Janaína.

Além do bronze do Talitha e de Janaína, em 99, o Brasil também foi bronze no feminino no Rio 2007, com Juliana Almeida, e em Santo Domingo 2003, com Mayra Ramos.

O próximo compromisso da patinadora gaúcha, que precisou dar um tempo nos estudos para ir ao Pan, é o Mundial da modalidade, em novembro, em Brasília. Talitha ainda compete na categoria júnior, mas já é bem exigente com seus resultados. "Não estou 100% satisfeita, mas valeu. Foi um bom teste para o Mundial", disse a bela patinadora de Novo Hamburgo, que tem sido comparada à modelo Gisele Bündchen.

Leia tudo sobre: patinação artísticapan 2011brasiltalitha haas

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG