Olimpíadas - Vela

compartilhe

Robert Scheidt teria hoje a medalha de prata na laser
Bruno Miani/Inovafoto
Robert Scheidt teria hoje a medalha de prata na laser

A vela entrou no programa olímpico já nos Jogos de Paris-1900. Na edição seguinte, em St. Louis-1904, a modalidade não foi disputada, mas retornou quatro anos depois, em Londres-1908 e está até hoje. Durante toda a história do esporte, houve mudanças nas categorias, também chamadas de classes, muitas entraram e outras saíram. A maior novidade é que neste ano, a classe Star, muito tradicional, não estará no programa olímpico.


Confira
Saiba mais sobre remo nos Jogos Olímpicos

Até os Jogos de Seul-1988, homens e mulheres competiam juntos em todas as classes, quando a organização incluiu eventos separados. Atualmente, as classes masculinas são as seguintes: RS:X - Prancha à vela, Laser - Barco Individual, Finn - Barco individual (pesado), 470 - Barco de dupla e 49e - Skiff. No feminino, as classes são divididas da seguinte forma: RS:X - Prancha à vela, Laser radial - Barco Individual, 470 - Barco de dupla e 49er - Skiff. No Rio, a classe Nacra 17 será a única formada por tripulação mista. 

Confira
Saiba mais sobre canoagem nos Jogos Olímpicos

O vencedor é aquele que, ao final do campeonato, acumular a menor quantidade de pontos. A conta é feita de acordo com a posição na regata, quanto melhor a colocação, menos pontos são acumulados.  As regatas são delimitadas por boias e devem ser contornadas por lados específicos. Depois da primeira série de regata em cada classe, os dez velejadores mais bem colocados disputam as medalhas. Atletas muito leves não costumam se sair bem em classes que exigem mais força, como a Finn, e é necessário se adaptar bem ao tempo no dia, por isso, é importante ter conhecimentos em meteorologia. 

Onde assistir no Rio

Marina da Glória

Av. Infante Dom Henrique / Aterro do Flamengo - Glória

Data e horário das competições

De 8 a 18 de agosto, das 13h às 16h45 (de Brasília)

O Brasil na vela

No ranking geral de medalhas, o Brasil ocupa a décima colocação, ou seja, é uma das modalidades onde o país mais ganhou medalhas na história dos Jogos Olímpicos. No total, são 17 medalhas, sendo seis de ouro, três de prata e oito de bronze (curioso é que seis dessas foram ganhas na classe Star, que não fará parte do programa olímpico no Rio). Robert Scheidt é bicampeão e conquistou ainda duas medalhas prateadas e uma bronzeada. Torben Grael também é bicampeão, entretanto fica atrás porque levou pra casa uma de prata e duas de bronze.  Scheidt estará no Rio em busca de mais medalhas ao lado de outros 14 velejadores.

Confira
Saiba mais sobre natação nos Jogos Olímpicos

Potências do esporte

Quem mais venceu na vela foi a Grã-Bretanha, com 54 medalhas no total, sendo 25 de ouro, 18 de prata e 11 de bronze. Em seguida aparece a seleção dos Estados Unidos, com 59 medalhas no total, mas 19 de ouro. O terceiro país com mais medalhas é a Noruega, que tem 31 no total. O britânico Ben Ainslie é o maior medalhista ao lado de Scheidt e Grael, a diferença é que ele levou quatro de ouro e uma de bronze. Entre as mulheres, a italiana Alessandra Sensini conquistou quatro medalhas, uma de ouro, uma de prata e duas de bronze. 

Continuar Lendo
Esconder

    Últimas notícias