Olimpíadas - Triatlo

compartilhe

Triatlo nos Jogos Olímpicos
Divulgação
Triatlo nos Jogos Olímpicos

O triatlo é um esporte recente no programa dos Jogos Olímpicos, sendo integrado a partir da edição de 2000, em Sydney, na Austrália. As provas são compostas por três modalidades disputadas em sequência, sem intervalo e sem descanso entre uma e outra: natação (1,5 quilômetros), ciclismo (40 quilômetros) e corrida (10 quilômetros). Desde quando foi incluído no evento, nenhum atleta conseguiu mais de uma medalha de ouro.


Confira
Saiba mais sobre o judô nos Jogos Olímpicos

O triatlo pode ser considerado um desafio multidisciplinar, com os competidores testando todos os limites do seu corpo, seja na água ou nas pistas. As provas masculina e feminina são disputadas de forma individual e vence quem cruzar primeiro a linha de chegada após as três etapas.

Confira
Saiba mais sobre as lutas nos Jogos Olímpicos

Onde assistir no Rio

Forte de Copacabana
Av. Atlântica - Copacabana

Data e horário das competições

18 e 20 de agosto, das 11h00 às 13h30 (de Brasília)

O Brasil no triatlo

Os atletas brasileiros nunca conseguiram bons resultados no triatlo dos Jogos Olímpicos e vão em busca da primeira medalha na modalidade para o País. Estão classificados para o evento do Rio de Janeiro Diogo Sclebin, no masculino, e Pamella Oliveira, no feminino, os melhores colocados no ranking mundial. Apesar de participarem da competição em casa e com o apoio dos torcedores, as chances da dupla são pequenas.

Confira
Saiba mais sobre o polo aquático nos Jogos Olímpicos

Potências do esporte

O país que mais tem medalhas conquistadas na modalidade é Austrália, com cinco pódios no total - um ouro, duas pratas e dois bronzes -, mas a Suíça é quem lidera o ranking geral por ter mais medalhas de ouros, duas, com outros dois bronzes, totalizando quatro medalhas. Nova Zelândia, Canadá, Grã-Bretanha e Áustria são as outras nações que já levaram ouro.

Apenas dois atletas já conquistaram duas medalhas no triatlo olímpico, ambos na categoria masculino. Simon Whitfield, do Canadá, e Bevan Docherty, da Nova Zelândia. O canadense tem um ouro e uma prata e lidera a performance histórica do esporte, enquanto o neozelandês tem uma prata e um bronze, sem ter sido campeão em Olimpíadas.

Continuar Lendo
Esconder

    Últimas notícias