Abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Londres será no dia 27 de julho de 2012

Jogador David Beckham posa com a tocha olímpica dos Jogos de Londres 2012
AP
Jogador David Beckham posa com a tocha olímpica dos Jogos de Londres 2012
A Tocha Olímpica vai passar por pontos emblemáticos do Reino Unido, incluindo o Lago Ness, quando iniciar seu roteiro pelo país em 19 de maio, antes do acendimento da pira em 27 de julho no estádio Olímpico de Londres na abertura dos Jogos Olímpicos de 2012.

As autoridades britânicas divulgaram nesta segunda-feira a trajetória de dez semanas que a tocha fará desde a chegada a partir da Grécia em 19 de maio até Land's End, no extremo sudoeste da Inglaterra.

Serão 1.018 locais em todos os cantos do Reino Unido. Ao todo, 8 mil pessoas irão carregar o símbolo olímpico a pé, de navio, de bicicleta, bonde e trem, detalha o comitê organizador dos Jogos de Londres de 2012 (Locog), que se estende de 27 de julho a 12 de agosto de 2012.

Após a chegada a Land's End, a tocha segue para o condado de Devon, sudoeste inglês, para ir depois à cidade inglesa de Bristol, antes de entrar no sul de Gales. No dia 26 de maio vai passar pelo castelo medieval de Caerphilly (Gales) e três dias mais tarde será levada de trem até o monte de Snowdon (Gales), revelaram os organizadores nesta segunda-feira.

Em 31 de maio chega a Cheshire (noroeste inglês), especificamente ao observatório Jodrell Bank. Dois dias depois cruza o Mar da Irlanda de navio até o chamado Giant's Causeway, uma região litorânea de Antrim, na Irlanda do Norte.

Em 8 de junho, a tocha segue pela Escócia, onde vai passar pelo Lago Ness e depois iniciar sua trajetória em direção ao sul, passando pelo monumento Angel of the North, em Gateshead, nordeste da Inglaterra, antes de chegar a Leeds (centro inglês) em 25 de junho.

Entre outros locais da Inglaterra, os carregadores da tocha irão às ruínas de Stonehenge em 12 de julho e no dia 20 de julho chegarão à Tower of London, a primeira parada na capital que abrigará os Jogos Olímpicos.

A partir dali, a chama percorre durante uma semana diferentes pontos de Londres antes de chegar ao palácio de Hampton Court (sul de Londres), a partir de onde será levada para o Estádio Olímpico em 27 de julho para a cerimônia de abertura.

Pelos dados divulgados nesta segunda-feira, 95% da população britânica estarão em algum momento a 16 quilômetros da chama olímpica.

O presidente do Locog, Sebastian Coe, disse nesta segunda-feira que a tocha vai passar por cada cantinho do Reino Unido e afirmou que toda a população "esta convidada a saudar a passagem da pira e participar dessa ocasião histórica".

"Metade dos que vão conduzir a tocha têm entre 12 e 24 anos. Vamos nos concentrar nos jovens, é uma tocha dos jovens", acrescentou Coe.

O ministro da Cultura, Olimpíadas, Comunicação e Esporte britânico, Jeremy Hunt, declarou que a chegada da chama olímpica ao Reino Unido em maio de 2012 vai marcar a contagem regressiva para o "maior evento esportivo".

Como é tradição, a pira será acesa em Olímpia, na Grécia, em maio de 2012, a partir de onde será levada de avião ao Reino Unido.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.