Olimpíadas - Tiros

compartilhe

Marcus Vinicius D'Almeida é esperança brasileira no tiro com arco
Divulgação
Marcus Vinicius D'Almeida é esperança brasileira no tiro com arco

As provas de tiros nos Jogos Olímpicos sao divididas em duas modalidades: esportivo e com arco. A primeira está no programa dos Jogos desde a primeira edição, em Atenas-1896 e só não foi disputada nas edições de Saint Louis-1904 e Amsterdã-1928, já a segunda estreou na Olimpíada de Paris-1900, esteve também em Saint Louis-1904, Londres-1908 e Antuérpia-1920. Após longa ausência, o esporte só retornou ao programa olímpico em Munique-1972 e permanece até hoje.


Confira

Saiba mais sobre o boxe nos Jogos Olímpicos

Na modalidade mais antiga de tiros, a esportiva, apenas homens puderam participar até Tóquio-1964, atletas femininas conseguiram competir pela primeira vez na Cidade do México-1968, em provas conjuntas com pessoas do sexo oposto. Somente 16 anos depois, em Los Angeles-1984, as mulheres competiram sozinhas, em duas categorias: pistola de ar e carabina de ar. No presente momento, o tiro esportivo é disputado em 15 categorias (nove masculinas e seis femininas).

As categorias são divididas em três: carabina, pistola e tiro ao prato. Os homens competem nas seguintes: carabina de ar, com 10m de distância, carabina deitado, com 50m de distância, carabina três posições, com 50m de distância, pistola de ar, com 10m de distância, pistola de tiro rápido, com 25m de distância, pistola 50m, fossa olímpica, onde o atirador faz dois disparos, de cinco posições diferentes e deve acertar um prato. 

Confira

Saiba mais sobre o hipismo nos Jogos Olímpicos

Fossa double, no qual o atleta dispara de cinco lugares e tem que acertar dois pratos com dois tiros e, por último, o skeet, que o atirador faz disparos de oito posições diferentes e precisa acertar os pratos jogados de casas altas e baixas. Já no feminino, as mulheres participam das categorias carabina de ar, com 10m de distância, carabina três posições, com 50m de distância, pistola de ar, com 10m de distância, pistola 25m, fossa olímpica e skeet. 

As pistolas são curtas e podem ser manuseadas apenas com uma das mãos, enquanto as carabinas são armas longas e o atirador precisa utilizar as duas mãos. O prato deve pesar entre 95 e 105g, com o máximo de 109,5mm de diâmetro e 28,58mm de altura. As cores podem ser branca, preta, laranja ou amarelo/verde e eles podem atingir a velocidade de 88,5km/h.

Tiro com arco

Presente até hoje em 14 edições dos Jogos Olímpicos, o tiro com arco é um dos esportes mais antigos e tradicionais do mundo. O arco utilizado é o recurvo, com sistema simples e o que o atleta precisa fazer é somar o máximo de pontos atirando flechas no alvo. Os campos para a realização das provas são os seguintes: outdoor, onde o espaço é aberto e plano, indoor, em um espaço fechado, e field, em um espaço aberto e irregular. 

Confira

Saiba mais sobre lutas nos Jogos Olímpicos

Os homens lançam suas flechas a uma distância de 30m, 50m, 70m e 90m, enquanto as mulheres atiram de 30m, 50m, 60m e 70m. São feitos séries de 36 lançamentos a cada distância do alvo, dividido em cores, com um total de dez diferentes. O círculo menor e no centro vale dez pontos, já o último vale apenas um. Se o flecheiro acertar na divisão, a pontuação a ser considerada será a maior. 

O material utilizado para fabricar o arco pode ser aço, fibra de vidro, madeira ou plástico, já as flechas são feitas com alumínio e as pontas com aço. 

Onde assistir no Rio

Tiro esportivo:

Centro Olímpico de Tiro - Av. Duque de Caxias, 2020 - Vila Militar

Tiro com arco:

Sambódromo - Rua Marquês de Sapucaí - Santo Cristo

Data e horário das competições

Tiro esportivo:

De 6 a 14 de agosto, das 8h30 às 16h45 (de Brasília)

Tiro com arco:

De 6 a 12 de agosto, das 9h às 18h55 (de Brasília)

O Brasil nos tiros

No tiro esportivo, o Brasil conquistou até hoje três medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. O primeiro foi Afrânio da Costa, que ficou em segundo na prova de pistola livre de 50m, nos Jogos de Antuérpia-1920. Na mesma edição, Guilherme Paraense foi ouro na prova de tiro rápido de 25m e a medalha de bronze foi conquistada pela equipe na prova de pistola militar 50m, na mesma edição das Olimpíadas. No tiro com arco, o país nunca chegou ao pódio.

Potências do esporte

O maior vencedor da categoria esportiva das provas de tiros é o Estados Unidos, que conquistou 107 medalhas no total, sendo 53 de ouro, 29 de prata e 25 de bronze. Em seguida aparecem a China, com 49 medalhas no total, e a antiga União Soviética, com o mesmo número. Os chineses, no entanto, levaram quatro douradas a mais pra casa. No tiro com arco, quem aparece na liderança do quadro geral de medalhas é a Coreia do Sul, com 34 medalhas, 19 de ouro, nove de prata e seis de bronze. Estados Unidos, com 32 e Bélgica, com 20, fecham o top 3. 

Continuar Lendo
Esconder

    Últimas notícias